Avicultura da Cocari leva rentabilidade e diversificação para as propriedades de cooperados

 Avicultura da Cocari leva rentabilidade e diversificação para as propriedades de cooperados

O Paraná é o maior produtor e exportador avícola do Brasil, sendo responsável por cerca de 36% da produção nacional, além de 42% do volume de exportações do segmento. A Cocari tem importante participação nesse processo, por meio da intercooperação com a Aurora Coop e do trabalho do Fomento Avícola.

O processo produtivo paranaense se concentra em aproximadamente 19 mil aviários e 8,4 mil propriedades rurais, distribuídas em 312 municípios paranaenses. A intercooperação entre a Cocari e a Aurora dá suporte a 270 destes aviários, em 26 municípios do Paraná.

Por meio do Fomento Avícola, a Cocari atua no acompanhamento dos produtores integrados, auxiliando desde a construção dos aviários até o manejo da produção, recebendo assistência técnica de profissionais especializados da Aurora Coop, o que garante o desenvolvimento do potencial genético da ave.

Os aviários da Integração Cocari-Aurora têm se destacado, apresentando excelentes índices de eficiência produtiva (IEP), o principal indicador que determina o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte, considerando ganho de peso diário, viabilidade e conversão alimentar.

Os resultados demonstram o manejo adequado das aves, e possibilitam um interessante retorno financeiro para os produtores integrados. O abate e comercialização da produção de aves da integração Cocari/Aurora são feitos pelo Frigorífico Aurora, localizado em Mandaguari.

Fomento Avícola

A integração Cocari-Aurora trabalha com o alojamento de 13 aves por metro quadrado. Grande parte dos aviários da integração possui 2.400 m ou 3.000 m, alojando, assim, em torno de 31.200 a 39.000 aves. Os maiores podem chegar a 3.600 m² e alojam em torno de 46.800 aves.

Os abates são realizados seis dias por semana, de segunda a sábado, com a capacidade diária de 170 mil aves, chegando a mais de 4,2 milhões de aves abatidas por mês.

Redação Cocari

Outras notícias