As inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná encerram no dia 30 de setembro.

 As inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná encerram no dia 30 de setembro.

Estamos caminhando para o fim do prazo para as inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná. A data limite é 30 de setembroO evento de premiação será realizado no dia 12 de novembro, em Curitiba.

 

Resultados em evidência

O concurso é uma oportunidade de mostrar os resultados do trabalho dos cafeicultores da região da cooperativa, que sempre se destacam na competição. “O concurso é uma importante vitrine para expor as características dos nossos cafés, levando o conhecimento da região e do produtor, pelo trabalho dedicado a produzir um café de melhor qualidade”, destaca o consultor do Departamento Técnico da Cocari (Detec), Patrick Rodrigues de Souza.

 

Nosso café é referência nacional

A Cocari incentiva os cooperados a se inscreverem no concurso, chamando a atenção para o fato de que Mandaguari tem o Selo de Indicação Geográfica (IG), que garante produção com uso de especificações técnicas que enaltecem o valor do café. “Com a alta procura de cafés especiais, o cafeicultor consegue agregar valor da sua produção frente ao mercado”, analisa Souza.

Os cafeicultores interessados em participar desta edição devem procurar a unidade do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) do seu município. A inscrição é gratuita e podem participar proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. A solenidade de premiação está programada para dia 12 de novembro, em Curitiba.

 

Categorias elegíveis

Os cafeicultores podem concorrer nas categorias Natural (cafés que passaram por processamento natural ou via seca, em que os grãos são secados inteiros) ou Cereja Descascado, também chamado de via úmida, método em que a polpa do fruto é retirada antes da secagem.

Tamanho do lote

O produtor deve se atentar para o tamanho do lote, que deve ser uma saca (62 quilos) beneficiada. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, máximo 11,5% de umidade e apresentar até no máximo 12 defeitos (COB).

Avaliação dos lotes

Os lotes inscritos passam, inicialmente, por uma avaliação física para detectar defeitos no produto — como grãos quebrados, ardidos, ou avariados por insetos — com base na Classificação Oficial Brasileira (COB). Na segunda avaliação, a prova de xícara, realizada com a metodologia da Associação de Cafés Especiais, são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Finalistas classificados

Em cada categoria, os competidores classificados nos cinco primeiros lugares têm garantida a compra de seu lote pela cotação da bolsa de valores brasileira (B3) no dia anterior à data do encerramento do concurso, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Patrocínio e organização

O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela FAEP (Federação da Agricultura do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Crea-PR, Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Sebrae/PR, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros- Agrônomos de Londrina.

 

Nós somos tradição nessa premiação

A Associação da Cocari recebeu no ano passado a 21ª edição do concurso Café Qualidade Paraná, reunindo mais de 300 participantes no encontro que teve a participação de cafeicultores, técnicos e lideranças no segmento.

Outras notícias