A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, a partir desta segunda-feira (08) até quarta-feira (10), a segunda turma da replicação a replicação do treinamento Mental Health Gap Action Programme (mhGAP – em tradução livre, Programa de Ação para Superar as Lacunas em Saúde Mental), iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada à qualificação da assistência em saúde mental nos serviços de saúde.
A capacitação é promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, reforçando o compromisso da administração municipal com a educação permanente dos profissionais e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Considerado um verdadeiro “intensivão” em saúde mental, o treinamento reúne mais de 40 profissionais da Rede Municipal de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de nível superior. Participam representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Centro de Especialidades Jaime de Lima, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, CAPS Álcool e Drogas (Ad), CAPS InfantoJuvenil e demais serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde de Arapongas.
O objetivo, segundo a pasta, é fortalecer a identificação precoce, o acolhimento, o manejo e o encaminhamento adequado de pessoas com transtornos mentais, sofrimento psíquico e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A proposta é ampliar o acesso da população a um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e baseado em evidências científicas.
Desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, o mhGAP é uma estratégia internacional criada para reduzir as lacunas existentes no atendimento em saúde mental, oferecendo ferramentas práticas para que profissionais da Atenção Primária à Saúde e dos demais serviços da rede possam reconhecer, avaliar e intervir de forma mais efetiva diante das demandas relacionadas à saúde mental.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades da saúde municipal, que destacaram a importância do investimento contínuo na qualificação das equipes e no fortalecimento da rede de cuidados em saúde mental, ampliando a capacidade de atendimento e acolhimento à população.
O treinamento está sendo conduzido pelos profissionais multiplicadores Maicon Depieri, enfermeiro e coordenador do CAPS Infantojuvenil; Thaís Emergente Gonçalves, enfermeira da UBS Águias; Aline Tassiara Marquês da Cunha, assistente social do CAPS AD; e Luciana Iwazaki, psicóloga do CAPS AD. Os profissionais participaram da formação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e agora compartilham os conhecimentos adquiridos com os trabalhadores da rede municipal.
Arapongas promove nova etapa de capacitação intensiva em saúde mental para fortalecer atendimento à população
Segunda turma da replicação do treinamento mhGAP acontece até quarta-feira (10)




