Arapongas ganha escola estadual com capacidade para atender 1,4 mil alunos

 Arapongas ganha escola estadual com capacidade para atender 1,4 mil alunos

Zona Sul de Arapongas ganha escola com capacidade para atender 1,4 mil alunos –

Zona Sul de Arapongas ganha escola com capacidade para atender 1,4 mil alunos –

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira (20) no recém-inaugurado Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, a primeira escola da rede estadual localizada na Zona Sul de Arapongas, no Norte do Estado. A unidade, que fica no Conjunto Palmares, tem capacidade para atender 1,4 mil alunos e recebeu investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado. Agora, os estudantes de 11 bairros próximos não vão precisar mais se deslocar até o centro para estudar.

“A educação é o maior legado que um governo pode deixar, e no Paraná conseguimos fazer um grande avanço”, afirmou Ratinho Junior. “Pegamos a educação do Estado em 7° lugar no Ideb. Fizemos uma grande transformação na metodologia da área, implantamos inúmeros projetos inovadores e, agora, somos o número 1 do Brasil no Ideb do Ensino Médio”, disse.

As aulas no novo colégio começam no próximo ano letivo, com a oferta de 1,2 mil matrículas para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 600 em cada turno.

A edificação começou a ser construída em abril de 2020 e foi concluída em pouco mais de dois anos. Ela tem 3,7 mil metros quadrados de área construída e conta com 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva, além de uma casa para zelador.

“Estive nessa escola quando ela começou a ser construída e agora fico muito feliz em poder retornar para conhecer as instalações e ver essa estrutura maravilhosa que vai atender os jovens de Arapongas”, ressaltou o governador.

Segundo o prefeito do muncípio, Sérgio Onofre, a escola estadual mais próxima ficava a oito quilômetros, o que demandava um grande investimento em transporte escolar. “São 15 mil habitantes nessa região, que compreende 11 bairros e representa 40% dos nossos gastos com transporte escolar. Mas a principal questão é a segurança dos filhos no ônibus, que chegavam em casa tarde. Agora, em pouco tempo eles estarão dentro da escola”, salientou.

O plano, explicou ele, é que o colégio seja transformado em uma unidade cívico-militar, pois a região já conta com uma escola municipal nessa modalidade. O novo colégio homenageia a ex-vereadora e ex-deputada estadual Irondi Mantovani Pugliesi, que teve grande atuação pela educação de Arapongas.

NOVA ESCOLA – O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, afirmou que a população da região esperava há anos por um colégio próximo, que representa uma melhora na qualidade de ensino. “Uma das primeiras conquistas da nossa região foi esta escola. Desde a construção, a comunidade já cuida muito dela, porque foi uma conquista muito grande. Eles tratam como se fosse uma casa para eles”, disse. “Arapongas está em pleno crescimento e precisa de novas unidades educacionais para garantir um bom atendimento”.

A diretora do Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, Renata Costa, explicou que foi uma grande conquista para a Zona Sul da cidade. “Os pais precisavam colocar seus filhos, até mesmo os mais novos, no ônibus escolar para irem estudar no centro da cidade. Essa escola era o que faltava para a região, que é bastante populosa e já conta com outras estruturas”, afirmou.

“Agora temos uma unidade grande, uma estrutura muito boa e espaçosa com laboratórios de informática, de química, 20 salas de aulas. Tudo aquilo que a comunidade merece para ser bem atendida”, comemorou.

Era justamente o que a Josislaine Feitosa precisava para ter mais tranquilidade. Recém-contratada para trabalhar na escola, o filho dela, que vai entrar no 9º ano, estudará na frente de casa. “O ônibus passava bem cedo, 6h30, e ele só chegava depois das 13h. Eu ficava preocupada porque nunca se sabe o que pode acontecer, mas agora está bem perto. Com certeza, foi a melhor coisa que aconteceu para a nossa comunidade”, contou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o deputado federal Sandro Alex; os deputados estaduais Marcel Micheletto, Márcio Nunes, Tiago Amaral e Pedro Paulo Banzana; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Junior Weiler; a secretária municipal de Educação de Arapongas, Cristiane Rosseti, vereadores e lideranças da cidade.

Outras notícias