A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação, encerrou nesta quarta-feira, 29, a segunda turma do Curso Básico de Libras de 2025, ministrado pela Intérprete/tradutora e professora de Libras, Juliana Rodrigues Pereira.
A iniciativa, conduzida pelo setor Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR)/Libras, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, reafirma o compromisso do município em promover uma educação cada vez mais inclusiva e em fortalecer a presença da Libras em todos os espaços de Arapongas.
“Foi muito gratificante acompanhar o empenho de cada aluno e perceber o desenvolvimento de todos ao longo do curso”, destacou a professora. “Momentos como este mostram a importância da Libras para a inclusão e me motivam a continuar contribuindo para uma sociedade mais acessível e inclusiva”, pontuou.
Ao longo dos últimos meses, servidores públicos e alguns familiares de surdos (total de 21 participantes) se dedicaram ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, fortalecendo o compromisso da rede municipal com a acessibilidade e a inclusão. A formação, além de ampliar conhecimentos, buscou aproximar ouvintes e surdos, promovendo uma comunicação mais justa e igualitária.
O momento de encerramento foi ainda mais especial pela presença de pessoas surdas, que compartilharam experiências e interagiram com os participantes. Essa vivência proporcionou não apenas a prática do que foi aprendido, mas também a valorização da cultura e da identidade surda.
Arapongas encerra segunda turma do Curso Básico de Libras 2025




