Apucarana sediará premiação do concurso “Café Qualidade Paraná 2022”

 Apucarana sediará premiação do concurso “Café Qualidade Paraná 2022”

Em 24 de novembro, os melhores cafés do Paraná vão estar todos reunidos em Apucarana, onde acontece o evento de premiação do 20º Concurso Café Qualidade Paraná. O resultado da seletiva, que contou com a candidatura de outros municípios integrantes do Território do Vale do Ivaí e que definiu Apucarana como sede do tradicional evento, foi comunicado oficialmente ao prefeito Júnior da Femac nesta sexta-feira (20/05), em agenda no gabinete municipal, pelo secretário executivo da Câmara Setorial do Café e integrante da comissão organizadora do concurso, agrônomo Paulo Sérgio Franzini.

Entusiasta e grande incentivador da cafeicultura, o prefeito destacou que será “um orgulho para o município recepcionar todos os participantes e participar da organização”. “O Café Qualidade Paraná é um concurso que valoriza e fortalece a cafeicultura paranaense, identificando e premiando os melhores cafés. E de café Apucarana entende muito bem, pois é um produto rural extremamente importante na nossa história econômica e cultural e que está eternizado no brasão da bandeira municipal através da ilustração de dois ramos da planta”, destacou o prefeito, lembrando que na última edição do concurso estadual a qualidade da cafeicultura apucaranense esteve muito bem representada através da produtora Solange Aparecida Araújo, do Distrito de Pirapó, que obteve o primeiro lugar na categoria “Café Natural”.

Com a confirmação da cidade como sede da premiação, Júnior da Femac anunciou que irá nomear uma comissão para, juntamente com os organizadores estaduais, definir o local e programação técnica do evento. “Além dos técnicos e cafeicultores de todo o Paraná, queremos que a edição apucaranense tenha envolvimento dos jovens rurais, dos estudantes do ensino técnico e acadêmicos de cursos superiores ligados à agricultura, que são o futuro do setor. Com certeza será maravilhoso”, comentou o prefeito.

Acompanhado do gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Romeu Suzuki, do chefe do IDR em Apucarana, Marco Antônio Casini Sanchez, e do chefe da Regional Apucarana da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Antônio Biral Filho, o agrônomo Paulo Sérgio Franzini pontuou que o concurso Café Qualidade Paraná “é importante para o reconhecimento e a valorização da cafeicultura paranaense”. “Para este ano, a Câmara Setorial reúne esforços para que o evento em Apucarana tenha transmissão online. Em se confirmando, isso fará com que todo este trabalho e de nossos cafeicultores tenha alcance mundial”, contextualizou.

A realização do 20º Concurso Qualidade Café Paraná é da Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná, secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Prefeitura de Apucarana.

Festa – O prefeito Júnior da Femac lembra que dentro da política de promoção da atividade cafeeira, está confirmado para os dias 16, 17 e 18 de setembro, a 16ª Festa do Café de Apucarana, no Distrito de Pirapó. Uma realização da prefeitura em parceria com a Associação dos Cafeicultores de Apucarana e da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó, o evento terá feira de máquinas agrícolas, de hortifrutigranjeiros, praça de

alimentação, shows musicais, concurso da rainha e rainha do café, concurso de bolo, e o tradicional almoço no domingo, último dia do evento.

Outras notícias