Apucarana repassa 500 toneladas de calcário a produtores
Os produtores cadastrados no Programa Municipal Terra Forte já estão retirando o calcário, utilizado para fazer a correção do solo. Neste ano, a Prefeitura de Apucarana adquiriu 500 toneladas do insumo, que está disponível para retirada no IBC da Vila Nova.
O prefeito Junior da Femac esteve nesta segunda-feira (15/08) acompanhando a entrega e destaca que a medida é um apoio para a agricultura familiar. “É uma ajuda que o Município disponibiliza dentro do Terra Forte, programa que contribui para que Apucarana tenha a melhor merenda escolar do Brasil. Isso porque os agricultores familiares do Terra Forte fornecem ao Município diversos produtos, como frutas e verduras, que enriquecem o cardápio da merenda escolar”, frisa Junior da Femac.
Mauro Andrade Machado, que possui uma propriedade de 5 alqueires na região da Serrinha, no Contorno Norte, retirou 10 toneladas de calcário. “Temos 30 mil pés de café na propriedade e todos os anos fazemos a correção do solo. Nas curvas de nível, plantamos abacate e fornecemos essa fruta ao Município como contrapartida pelo calcário recebido”, explica Machado.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, neste ano houve uma alteração da logística de transporte do material. “A entrega deste insumo até a propriedade rural sempre aconteceu no modo a granel, mas neste ano o calcário está sendo transportado em sacos de uma tonelada (bags), o que facilita o manuseio e evita perdas”, pontua Canuto.
Cada produtor poderá retirar entre uma e dez toneladas de calcário. “O produtor que reservou o calcário deve procurar a Secretaria de Agricultura para pegar a ordem de carregamento. Temos uma retroescavadeira que coloca os bags nos caminhões, sendo que o frete até a propriedade fica por conta dos agricultores”, esclarece Canuto.
Das 500 toneladas de calcário adquiridas pelo Município, 400 toneladas são do calcário calcítico e 100 da qualidade dolomítico. “Uma análise do solo
vai definir o tipo de calcário e a quantidade que deverá ser utilizada. A correção do solo permitirá que a planta absorva melhor os nutrientes, aumentando a produtividade”, explica o técnico agrícola do Município, Luis de Faveri.