Apucarana realiza Conferência Local de Migrações

 Apucarana realiza Conferência Local de Migrações

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu hoje, no auditório da Praça CEU, a II Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia. Reunindo imigrantes venezuelanos, haitianos e cubanos e entidades que atuam na causa, o evento tem o objetivo de aprovar propostas para serem apresentadas nas conferências estadual e nacional.

“Esta conferência tem o objetivo de dar voz e visibilidade aos imigrantes promovendo políticas públicas para melhor atender esse público. Esse é um momento de vocês serem ouvidos, serem acolhidos e apresentarem sugestões para o país dar o acolhimento que precisam”, afirma a representante da Secretaria de Estado da Justiça (SEJU), Nádia Leandro.

“Neste evento são debatidas e aprovadas propostas que serão levadas ao governo federal, buscando mudanças para melhor atender a todos”, complementa a coordenadora do Cáritas Diocesana, Fátima Aparecida Lopes.

2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que vai acontecer nos dias 7,8 e 9 de junho, é voltada a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida. Retoma o debate e a mobilização em torno do aprimoramento das políticas públicas nacionais, estaduais, municipais destinadas a este público.

A realização da 2ª COMIGRAR tem como objetivos:

I – aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia;

II – propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;

III – promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;

IV – fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.

Outras notícias