Apucarana convoca população para oficina de atualização do Plano Diretor

 Apucarana convoca população para oficina de atualização do Plano Diretor

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Apucarana (CMDU), Dr. Ivan Silva, reforçou nesta quarta-feira (19/03) convite para que população participe de forma ativa do processo de atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano de Apucarana.

Dr. Ivan assinala que uma oficina técnica acontece nesta sexta-feira (22/03), a partir das 17 horas, no salão nobre do prédio central da prefeitura. “Nesta oficina pública queremos ouvir a população para poder saber se realmente as atualizações que estamos propondo estão afinadas com as expectativas e necessidades, porque essa é a intenção, promover uma atualização que torne a cidade ainda mais dinâmica, que beneficie diretamente o povo. Se você quer ter conhecimento do que está sendo feito neste sentido, participe das discussões, será bem-vindo”, disse o diretor-presidente do Idepplan.

Durante a oficina será explanado o trabalho desenvolvido para a atualização do Plano Diretor e também as propostas já deliberadas pelo CMDU. “Ainda nesta oficina iremos estar abertos ao recebimento de sugestões e novas ideias”, esclarece Dr. Ivan Silva, frisa.

De acordo com ele, o que for deliberado na oficina desta sexta-feira vai pautar audiência pública que será realizada dias 26 e 27 de março, sempre a partir das 17 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana. “Apucarana é um todo, por isso queremos contar com a participação, tanto na oficina quanto na audiência pública, de moradores dos bairros, distritos e também da área central. Juntos, vamos reunir ideias para construirmos uma cidade ainda melhor para todos”, afirma Dr. Ivan Silva, diretor-presidente do Idepplan e presidente do CMDU.

O prefeito Júnior da Femac lembra que a legislação determina que os Planos Diretores Municipais sejam atualizados a cada 10 anos. “O atual plano de Apucarana está vigente desde janeiro de 2015. Foi um marco, que destravou o desenvolvimento possibilitando inúmeros avanços, sobretudo, a verticalização. Mas agora é momento de avançarmos ainda mais, atualizando a legislação segundo o momento atual, vislumbrando a cidade que queremos para a próxima década”, disse o prefeito, reforçando o convite para que a população acompanhe e sugira ideias em todas as discussões públicas sobre o tema. “Nos últimos anos, a cidade apresenta um crescimento significativo nas atividades comerciais, industriais, de serviços e em novos empreendimentos imobiliários. Temos ainda a questão da mobilidade urbana, entre outras, que fazem com que surjam constantemente novas demandas que precisam ser contempladas no Plano Diretor”, reforça Júnior da Femac, que é engenheiro civil.

O plano diretor é um compêndio de leis municipais, que tratam de diversos temas, sendo os principais o Desenvolvimento, Zoneamento e Perímetro Urbano, Uso e Ocupação, e Parcelamento do Solo, Edificações, Telecomunicações e Sistema Viário. “Agora estamos nas discussões, é o momento das pessoas participarem. Após essa oficina pública, teremos duas audiências públicas e, posteriormente, votação na Câmara de Vereadores. Uma vez aprovada, será sancionada pelo prefeito para ser aplicada”, explica Dr. Ivan Silva, diretor-presidente do Idepplan e presidente do CMDU,

lembrando que o assunto é acompanhado de forma permanente tanto pelo conselho como por um grupo técnico.

Serviço: Os participantes poderão realizar inscrição no dia do evento, contudo, quem desejar registrar participação pode acessar formulário online no link: https://forms.office.com/Pages/ShareFormPage.aspx?id=xJBxzN1UIkWXMZkPccFLLdHBY5AtosBJvbCnAUHSe4NUQkM1TTdBQzBWNTNMOEwxQktWR0NYSk80QS4u&sharetoken=Ltqb91AsnWIfupYqdebi. Mais detalhes sobre os eventos técnicos de Apucarana visando atualização do Plano Diretor podem ser obtidos no Idepplan pelo telefone 3422-4000 – ramal 411, com o servidor municipal e secretário Executivo do CMDU, Thiago Henrique Bernardi.

Outras notícias