A cidade de Apucarana confirmou o segundo óbito por Influenza A registrado em 2026. A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen), que identificou a causa da morte de uma paciente de 85 anos, falecida no dia 19 de junho.
Segundo as informações, a idosa era portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO), utilizava oxigenoterapia domiciliar e não havia recebido a vacina contra a Influenza. Ela procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de dispneia e tosse seca. Internada desde o dia 12 de junho, apresentou agravamento do quadro respiratório, mesmo com o uso de oxigenoterapia, e morreu no dia 19.
O laudo confirmando o óbito por Influenza A foi encaminhado pelo Lacen à 16ª Regional de Saúde, que voltou a alertar a população de Apucarana e região sobre a importância da vacinação. O primeiro óbito deste ano havia sido confirmado na semana anterior e envolveu um homem de 45 anos, que possuía comorbidades, incluindo diabetes e histórico de transplantes de rim e pâncreas.
O diretor da 16ª Regional de Saúde, Paulo Vital, reforçou que a vacina contra a Influenza está disponível para pessoas de todas as idades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ele destacou que, durante o inverno, há maior circulação dos vírus respiratórios e que a imunização é a principal forma de prevenir casos graves e reduzir o risco de internações e mortes.




