Apucarana avança para a 51ª posição no ranking das cidades inteligentes do Brasil
Somente 10 cidades do Paraná foram listadas pelo estudo divulgado pela plataforma Connected Smart Cities e pela Urban Systems
Apucarana está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. No total, o ranking Connected Smart Cities 2022 divulgado nesta terça-feira, dia 4 de outubro, traz dez cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba que conquistou, mais uma vez, a primeira posição.
Com dez municípios presentes no ranking, o Paraná é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas do Estado de São Paulo.
Conforme o estudo, Apucarana ocupa a 51ª posição, atrás de Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°) e Cascavel (50º) e a frente de Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º).
O estudo Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.
O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.
Para o prefeito Junior da Femac, avançar para esta posição de destaque neste conceituado ranking nacional de cidades inteligentes, é consequência da gestão estratégica, com foco em diversas áreas e muito planejamento. “Apucarana é campeã na geração de empregos na região. Tem uma indústria forte e diversificada, produzindo desde roupas até equipamentos eletrônicos e autopeças. Temos uma construção civil forte, comércio diversificado e presença forte dos cursos da área tecnológica em instituições públicas e privadas, que contribuem para que o conhecimento circule na cidade”, avalia Junior da Femac.
Ele destaca iniciativas como o “Conecta Apucarana”, que fomentam e viabilizam empresas ligadas à tecnologia. “Tudo isso acontece em parceria do poder público com a iniciativa privada e as instituições do ensino superior”, assinala.
Na área de meio ambiente, Junior da Femac destaca que o município atingiu 82% de cobertura com saneamento básico, e 99,5% da área urbana contemplada com pavimentação asfáltica. “Todos esses índices mostram que nós estamos no caminho certo. Isso é visível na cidade, por meio da atração de novas empresas na agroindústria e com a vinda constante de novas famílias de todas as regiões do Brasil para morar em Apucarana. Todo esse cenário se soma com a recente eleição do médico e ex-secretário de estado da saúde, Beto Preto, para ocupar uma cadeira na Câmara Federal”, conclui o prefeito Junior da Femac.