Apucarana autoriza recuperação de erosão na “Humberto Contato”

 Apucarana autoriza recuperação de erosão na “Humberto Contato”

O prefeito Júnior da Femac confirmou para esta semana o início das obras de reconstrução de canalização de parte do Córrego Biguaçu e recomposição de pavimento de trecho da Rua Humberto Contato. O local, que é uma via perimetral de ligação entre as regiões do Jardim das Flores e Morada do Sol, está interditado desde meados de janeiro quando uma forte enxurrada provocou a abertura de uma cratera, danificando inclusive a rede coletora de esgoto.

O projeto técnico de reconstrução e licitação visando contratação de empresa especializada foi conduzido pela Secretaria Municipal de Obras. “Apucarana possui relevo acidentado. Nesta região da cidade, por exemplo, já tivemos outras ocorrências do gênero devido à tubulação existente, que é antiga”, comenta o prefeito Júnior da Femac. Ele conta que esteve no local assim que soube do ocorrido. “Desde então nossa equipe de Obras dedicou atenção especial para que pudéssemos dar essa ordem de serviço. Um trabalho que tem início nesta semana e deve se estender pelos próximos 60 dias”, diz o prefeito Júnior da Femac.

A secretária Municipal de Obras, engenheira civil Caroline Moreira Souza, frisa que a empreiteira irá providenciar inicialmente a limpeza e preparo do terreno. “Será necessário, por exemplo, a construção de um desvio provisório do córrego para que a reconstrução da tubulação seja executada”, informa. Segundo ela, serão recuperados cerca de 20 metros lineares. “Por envolver escavação este serviço requer a ajuda climática para avançar. Com o reparo da tubulação, a empreiteira realizará o aterramento e providenciará a reconstrução do pavimento asfáltico. Esperamos que com o registro de pouco volume de chuva, com boas condições, dentro de 60 dias possamos receber a obra concluída”, projeta a secretária de Obras.

A licitação, em caráter emergencial, foi vencida pela Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, e o investimento será na ordem de R$191.921,37, com recursos municipais.

Outras notícias