Apucarana acaba com paralelepípedos no Núcleo João Paulo
Os últimos cinco trechos de ruas ainda em paralelepípedo no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I receberam reperfilamento asfáltico nesta semana. A técnica, que consiste na aplicação de camada de cinco centímetros de massa asfáltica sobre o pavimento existente, atendeu as ruas rios Pirapó, Congoinhas, Piquiri, Corumbataí e do Peixe, abrangendo a uma área de 4,5 mil metros quadrados.
Em vistoria aos serviços, o prefeito Júnior da Femac lembrou que o reperfilamento asfáltico sobre paralelepípedos integra um planejamento que teve início em 2013. “Quando assumimos a administração municipal, Apucarana possuía 27 quilômetros de ruas em paralelepípedos ou de pedras irregulares, em vias situadas na sede e em distritos. Hoje, após anos de investimentos, restam pouquíssimos metros quadrados destes tipos de pavimentos, cujo reperfilamento já está no planejamento da Secretaria Municipal de Obras”, reforça o prefeito Júnior da Femac.
Ele salienta que além do tráfego de veículos, o asfaltamento beneficia os transeuntes, sobretudo, os cidadãos da terceira idade e os com mobilidade reduzida. “O paralelepípedo pode ocasionar acidentes, como quedas ou torções. O novo pavimento oferece acessibilidade aos pedestres, cadeirantes e pessoas que conduzem carrinhos de bebês, por exemplo”, observa o prefeito.
Os trechos beneficiados no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I representam investimento na ordem de R$230 mil e integram um pacote de obras em execução que totaliza R$4,3 milhões, em recursos municipais. “Com o reperfilamento asfáltico executado nesta semana, um dos núcleos urbanos mais populosos de Apucarana, que é o Núcleo João Paulo, tem hoje a totalidade de suas ruas servida de pavimento asfáltico”, assinala Ângela Stoian Penharbel, secretária Municipal de Obras. A empreiteira responsável pelo serviço foi a Romo Pavimentadora Ltda, de Apucarana, vencedora da licitação.