A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) implementou uma força-tarefa e reforça as ações de vigilância e prevenção contra acidentes com escorpiões. A orientação é que a população redobre os cuidados dentro e ao redor das residências, evitando condições que favoreçam a presença desses animais.
Este ano o Paraná já registrou mais de cinco mil casos de acidentes com escorpiões e três mortes em decorrência da picada do animal.
Dados e Ações
- Óbitos: As três mortes foram de crianças: um menino de 3 anos e um de 12 anos em Cambará, e uma menina de 4 anos em Jacarezinho. Todos os óbitos ocorreram na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e foram causados pelo veneno do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus).
- Força-Tarefa em Cambará: Na cidade de Cambará, que registrou 115 dos 423 casos da Regional em 2025, a Sesa realizou busca ativa, capturando mais de 2 mil escorpiões desde julho.
- Ações de Prevenção: A Sesa está mobilizando lideranças e distribuirá 330 mil folders informativos em toda a 19ª Regional para mobilizar a população sobre as ações preventivas.
- Soros Antiveneno: O município de Cambará foi habilitado como local de armazenamento de soros antivenenos nesta semana, garantindo atendimento imediato em casos graves de picadas de escorpião, aranha e cobra para a cidade e municípios vizinhos.
- Rede de Atendimento: O Paraná mantém uma rede com 225 serviços de saúde habilitados nas 22 Regionais de Saúde para aplicação de soros antivenenos, adquiridos pelo Ministério da Saúde. O secretário da Saúde em exercício, César Neves, assegurou que nunca houve falta de soro no Paraná.
Como Prevenir Acidentes
Os escorpiões se aproximam das casas em busca de alimento (especialmente baratas) e abrigo (lixo, restos orgânicos e entulhos). O escorpião-amarelo é o mais preocupante por se reproduzir de forma assexuada.
Recomendações Essenciais:
- Mantenha jardins e quintais limpos.
- Evite o acúmulo de entulhos, madeiras e materiais de construção.
- Acondicione o lixo domiciliar corretamente em sacos plásticos fechados ou recipientes com tampa (para impedir baratas).
- Sacuda roupas, sapatos e toalhas antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder nesses locais.
Em Caso de Picada:
- Limpar o local da picada com água e sabão.
- Aplicar compressa morna.
- Procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo.
- Não se deve amarrar o local, nem aplicar substâncias como álcool, querosene ou urina. Se possível, o animal pode ser fotografado ou capturado com segurança para auxiliar na identificação.




