Após surto, 6 freiras morrem com covid-19 em convento de Curitiba

 Após surto, 6 freiras morrem com covid-19 em convento de Curitiba

Na úlima quarta feira (1), a Irmã Maria Catarina da Silva, 70 anos, moradora do convento, também faleceu, após 46 anos de dedicação à vida religiosa. De acordo com informações postadas pela Congregação nas redes sociais e confirmadas pela arquidiocese, ela ficou 47 dias internada em uma UTI com complicações de um tumor de hipófise, septicemia e insuficiência renal.

As mortes geraram comoção entre os fiéis e nas redes sociais. Centenas de internautas publicaram mensagens de pesar pelas irmãs. A assessoria de impresa da Arquidiocese confirmou o falecimento de cinco religiosas por covid-19 e emitiu nota de pesar pelas mortes: “A Arquidiocese de Curitiba lamenta o falecimento das Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e a toda congregação. Descansem em paz”.

A reportagem entrou em contato com a Irmã Maria Madalena Ryndack, que, abalada, não quis comentar as mortes. De acordo com informações oficiais, todas as irmãs do convento tomaram as duas doses da vacina contra covid e uma delas deve sair do hospital ainda nesta sexta. Segundo a irmã Madalena, as freiras que morreram tinham doenças pré-existentes e o fato de todas estarem vacinadas evitou mais mortes durante o surto.

Boletim

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta quinta-feira (2), 740 novos casos de covid-19 e 19 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Treze destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são 11 homens e oito mulheres, com idades entre 24 e 91 anos. Oito pessoas tinham menos de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 7.195 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Informações do portal Bem Paraná.

Outras notícias