Após 56 anos, Prefeitura de Ivaiporã asfalta 50% das 34 quadras do Bosque da Saúde em 2 meses de obras
Em junho de 2022, a Prefeitura de Ivaiporã deu início a um grande desfio: pavimentar 34 quadras no Bosque da Saúde – uma área com 56 anos e esquecida por gestões anteriores. Passados 2 meses do início das obras, 50% das vias públicas estão asfaltadas. Segundo o Departamento de Obras da Prefeitura foram executados 2.577,27 metros lineares de galerias de águas pluviais e 5.000,57 metros lineares de meio fio para iniciar a fase do asfalto.
A Usinagem Vale do Ivaí – ganhadora da licitação, asfaltou em 2 meses as Ruas Marlene Moraes, Sete de Setembro, Quintino Bocaiuva, Laércio José Rodrigues e Arlindo Martins Proença. Com as obras, os serviços de urgência e emergência – Samu 192 e Corpo de Bombeiros também terão acesso facilitado às residências em caso de solicitação.
Sem palavras
“O Bosque da Saúde vai virar uma cidade! Acabou o barreiro que nos impedia de sair de casa. Agora, precisamos de estabelecimentos comerciais – açougue, farmácia, lanchonete, mercado e padaria, por exemplo. Carlos Gil é um grande prefeito. Não tenho palavras de tão emocionada. Ele é maravilhoso: prometeu e está cumprindo. Estou muito feliz!”, declarou Cida Carraro, que reside há 40 anos na Rua Quintino Bocaiuva, onde tem uma distribuidora de bebidas.
Segundo a moradora, os terrenos começaram a ter mais valor. “Inclusive, me arrependi de ter vendido um grande terreno, há certo tempo, porque não imaginava que, um dia, teríamos asfalto. Mas tenho mais 2 terrenos e, se aparecer proposta de compra, não vendo [risos]”, brincou a moradora.
Em pleno século XXI, Giovani Razzini, que também reside no Bosque da Saúde, disse que alguns moradores não conseguiam sair de carro para ir ao médico em dias chuvosos, uma vez que o barro impedia. “O prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis não prometem que vão fazer obra. Eles avisam que vão executar. O Bosque da Saúde está virando uma cidade. Agora, podemos sair de casa”, comemorou Giovani Razzini.
Claudevino Carvalho, proprietário de uma marcenaria, acredita que irão surgir mais construções no Bosque da Saúde por considerar uma área boa para se investir e viver. “A equipe da Prefeitura de Ivaiporã está de parabéns. Carlos Gil sempre fez e está fazendo um bom trabalho, e espero que continue executando em outras áreas do município”, opinou o empresário, citando que a duplicação do acesso secundário proporcionará mais benefícios ao Bosque da Saúde.
Desafio
Segundo o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis pavimentar um bairro inteiro é um desafio para qualquer gestor público. “Obras com tamanha dimensão são executadas com planejamento e envolvimento de várias equipes comprometidas com o serviço público”, afirmou Marcelo Reis.
“É uma grande satisfação saber que crianças, jovens, adultos e idosos que residem no Bosque da Saúde terão melhor qualidade de vida e acessibilidade com a conclusão das obras previstas para novembro”, calculou o prefeito Carlos Gil.
Em 2021, a gestão dedicou a maior parte do tempo a projetos para executá-los em 2022, 2023 e 2024. “Em novembro, a população do Bosque da Saúde poderá comemorar os 61 anos de Ivaiporã com 100% da obra concluída e o fim do barro, após 56 anos de espera. A obra também incluirá calçadas com piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência, acessibilidade e sinalização horizontal e vertical”, informou Carlos Gil.
O valor total da obra é de R$3.694.405,20 provenientes de financiamento feito por meio do Paranacidade.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima