Aos 69 anos, morador do Paraná realiza o sonho de entrar na faculdade após concluir o Ensino Médio na EJA

 Aos 69 anos, morador do Paraná realiza o sonho de entrar na faculdade após concluir o Ensino Médio na EJA

A educação nunca tem idade para começar, e Luiz Katsuaki Ueti, de 69 anos, é a prova disso. Natural de São Paulo e residente em Londrina, no Paraná, Luiz concluiu o Ensino Médio em julho deste ano no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e, pouco depois, recebeu uma notícia que fez seu Natal chegar mais cedo: ele conquistou uma bolsa integral no curso de Jornalismo da Unicesumar, na modalidade de Educação a Distância (EAD). A decisão de voltar aos estudos foi tomada após sua aposentadoria, em 2020, e, mais recentemente, com o término de seu tratamento médico, já que Luiz enfrenta uma condição de saúde que exige hemodiálise três vezes por semana. Seu retorno à educação foi motivado por um desejo de concretizar um sonho antigo, não apenas seu, mas também do seu pai.

O valor do estudo

Em entrevista, Luiz compartilhou como o estudo sempre foi um valor importante para sua família. “Meu pai sempre sonhou que eu fosse para a faculdade. Eu me lembro dele conversar com os amigos e falar sobre como desejava que eu fosse médico ou engenheiro. Infelizmente, abandonei os estudos na infância, mas agora, aos 69 anos, estou realizando o que sempre foi o sonho dele: entrar em uma universidade”, conta Luiz.

O caminho até o ingresso na faculdade não foi fácil. Em 2013, Luiz tentou retomar os estudos, mas teve que interromper a jornada após três meses. Apenas em 2023, com o apoio da Secretaria de Educação de Londrina, ele recomeçou e se dedicou à conclusão do Ensino Médio. Com determinação, Luiz superou os desafios e terminou os estudos em julho deste ano, alcançando um dos maiores marcos de sua vida.

Publicado primeiro em GMC Online

Outras notícias