Amuvi vai lançar campanha de combate à dengue

 Amuvi vai lançar campanha de combate à dengue

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizou hoje uma reunião, por videoconferência, com a participação de vários prefeitos para tratar da dengue, um problema de saúde pública comum em todas as cidades da região. Na oportunidade foi definido o lançamento de uma campanha em conjunto, conscientizando os moradores do Vale do Ivaí sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, bem como de participarem das ações de combate à doença desenvolvidas em seus municípios.

A campanha será veiculada nas mídias sociais, rádios, televisão e jornais com abrangência em cada cidade da associação. “O alerta visa deixar claro que o problema da dengue atinge toda a microrregião da Amuvi. São cidades muito próximas geograficamente e a situação de saúde pública afeta todas”, disse o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

“A dengue é uma preocupação de todos os municípios da Amuvi e precisamos enfrentar essa doença juntos. Todos os prefeitos e prefeitas estão empenhados no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, citou Lauro Junior, de Jandaia do Sul.

Os prefeitos ressaltaram que o atual quadro da dengue é consequência da onda de calor e chuva acima da média em 2023, um ano apontado como o mais quente da história. Para vários prefeitos, foram combinações de fatores que acabaram proporcionando um ambiente favorável à proliferação do mosquito da dengue.

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, destacou a importância de envolver profissionais da saúde na campanha. Já o presidente da Amuvi, Lauro Junior, sugeriu que a iniciativa deve ter uma divulgação abrangente, não só nas mídias sociais, mas também pelo rádio, televisão e jornais.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano, mencionou que a vacina vai ser uma grande aliada no combate a dengue, mas até lá os municípios terão que intensificar campanhas que sensibilizem a população a fazer sua parte no enfrentamento da doença. Os prefeitos de Cambira, Emerson Toledo, e de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, ressaltaram a importância de fazer uma mobilização integrada, a exemplo da campanha de conscientização aprovada na reunião.

Outras notícias