Amuvi doa 3 aparelhos CPAP ao Hospital Regional de Ivaiporã para usar em pacientes com Covid-19

 Amuvi doa 3 aparelhos CPAP ao Hospital Regional de Ivaiporã para usar em pacientes com Covid-19

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) doou 3 aparelhos CPAP (Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas) ao Hospital Regional de Ivaiporã, que utilizará nos pacientes que têm dificuldade para respirar causada pelo coronavírus (Covid-19). No que se refere às máscaras que acompanham os aparelhos serão entregues na próxima semana devido à quantidade de pedidos à empresa fabricante.

Os equipamentos foram entregues pelo presidente e vice-presidente da Amuvi, Ylson Cantagallo e Carlos Gil – respectivamente prefeito de Faxinal e de Ivaiporã, nesta quinta-feira, dia 8 de abril, acompanhados pelo secretário executivo da Amuvi, Alexandre Cantagallo.

“As equipes do Hospital Regional de Ivaiporã não medem esforços para atender pacientes do Vale do Ivaí e encaminhados pelo Estado diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita. Por isso, a Amuvi também não mediu esforços em colaborar doando 3 aparelhos CPAP para auxiliar a respiração dos pacientes”, declarou Ylson Cantagallo, alertando que a população não pode subestimar a variante brasileira P1, que é agressiva e contamina mais rapidamente.

Carlos Gil afirmou que a Amuvi é comprometida com a população dos 26 municípios desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Vale do Ivaí. “Inclusive o ex-presidente da Amuvi, Washington Luiz da Silva, entregou máscaras face shield e álcool em gel para 26 Prefeituras que integram a Amuvi, que é representativa e forte no Estado do Paraná. Portanto, a entrega dos 3 aparelhos CPAP é reflexo do importante trabalho desenvolvido pelo presidente Ylson Cantagallo”, observou Carlos Gil.

Segundo a chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, Eleane Rother, os aparelhos CPAP irão auxiliar os pulmões dos pacientes – podendo evitar internamentos na UTI.

Quem se mostrou aliviado e agradecido foi o coordenador assistencial do Hospital Regional de Ivaiporã, Alcimar Moreira. “É um grande alívio receber 3 aparelhos CPAP, porque o Hospital Regional de Ivaiporã tem apena 1. A Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, que administra da unidade hospitalar, tentou comprar aparelhos. Mas a procura é grande no Brasil. Portanto, somos muito gratos à Amuvi”, afirmou Alcimar Moreira.

O CPAP é bastante utilizado no tratamento de pacientes com dificuldade respiratória e auxilia na expansão pulmonar – melhorando a troca gasosa e diminuindo a falta de ar, além de reduzir o tempo de internação dos pacientes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias