AMP: Compra de vacina é responsabilidade do governo federal
A diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) se reuniu com os representantes das 19 associações regionais de municípios, em 16 de março, de 2021, para tomar posição sobre a compra e a distribuição de vacinas contra a covid-19 pelos consórcios de prefeituras, autorizadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
O secretário-executivo da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Gilberto Perre; e o diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, Nestor Werner Junior, participaram do encontro.
O entendimento geral dos dirigentes das associações foi de respeito às ações individuais dos prefeitos ou associações contra a covid, mas também de que a tarefa de fazer a compra e a distribuição das vacinas deve ser exclusivamente do Governo Federal, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e do PNI (Plano Nacional de Imunização), segundo informou o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller. “Os municípios são os entes federados que mais sofrem com a pandemia. Nós temos que seguir o PNI e confiar na logística do SUS, um dos melhores sistemas de saúde do mundo.
O PNI deu certo no combate a outras pandemias, como a poliomielite, a varíola e o sarampo”, comentou. RESPEITO ÀS AÇOES DOS PREFEITOS CONTRA COVID Junior Weiller afirmou que a AMP e as associações respeitam e valorizam todas as ações desenvolvidas por prefeitos, associações e lideranças municipalistas para amenizar as causas da covid-19. “Estas iniciativas devem ser respeitadas e valorizadas”, comentou.
E esclareceu que a postura da Diretoria da AMP sobre o tema é clara: “A responsabilidade pela compra e distribuição de vacinas é do Governo Federal. Vamos seguir o PNI”, disse o presidente. Os prefeitos discutiram ainda o novo decreto do Governo do Paraná relativo à covid-19 e a proposta de que as medidas sejam unificadas entre os três Estados do Sul.
As lideranças debateram também o transporte sanitário, que enfrenta problemas em algumas regiões, tema debatido por sugestão do presidente da Cantuquiriguaçu e prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.
O presidente da Comissão de Saúde da AMP e prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, defendeu ainda que os prefeitos unifiquem suas ações em defesa do distanciamento social e da restrição na aglomeração de pessoas.