AMP abre em Maringá ‘caravana’ com prefeitos eleitos e reeleitos

 AMP abre em Maringá ‘caravana’ com prefeitos eleitos e reeleitos

As eleições de 2024 desenharam um novo mapa político no Paraná, por isso, uma caravana vai percorrer o estado para orientar novos gestores sobre mudanças nas regras de prestação de contas, que ficaram mais rigorosas. Três cidades ainda decidem em segundo turno.

O estado é o que mais reelegeu gestores municipais: 226, diz o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão.

“No Paraná hoje nós temos 170 novos prefeitos. Alguns estão retornando e outros assumindo pela primeira vez seu mandato. Nós tivemos 226 que foram reeleitos no estado do Paraná e três cidades ainda têm segundo turno, é o caso de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba […] Também tivemos um aumento esse ano, a nível nacional, que eu estou como secretário nacional, o aumento de prefeitas eleitas. No ano passado, nós tivemos, nessa gestão que está terminando, 600 prefeitas que estavam eleitas. E para o próximo mandato nós já temos 724 e podemos chegar a 746 devido ao segundo turno ainda dos municípios” explica Edimar Santos.

E os prefeitos que estão chegando já estão preocupados com as novas regras de prestação de contas estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado. Orientar os novos gestores é o principal objetivo da Caravana da AMP que começou nesta quinta-feira, 24, em Maringá e vai percorrer todo o Paraná.

“Novo sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas, que é o Progov, que teve muitas alterações, que não tem tantos recursos, e que no qual a prestação de contas agora dos seus prefeitos municipais dos municípios terá uma menção em importância maior nas câmaras de vereadores. E a preocupação dos prefeitos é que nas câmaras você tem mais um julgamento político do que propriamente técnico. E no qual hoje a gente, informando aqui aos prefeitos, dando essas orientações, porque a partir de agora as contas dos municípios terão, por exemplo, um relatório da diretora da escola. […] Nosso objetivo aqui é orientar para que os prefeitos tenham, a partir do ano que vem, equipes realmente técnicas, que tenham orientações importantes, que a educação, a saúde, assistência social e os indicadores tenham uma atenção toda especial” ressalta.

A caravana pretende orientar também as transições de governo e a prestação de contas dos prefeitos que estão saindo. O prefeito Ulisses Maia é o anfitrião.

Por GMC Online

Outras notícias