Alunos de Ariranha do Ivaí participam da primeira aula do curso de preparo de pizzas

 Alunos de Ariranha do Ivaí participam da primeira aula do curso de preparo de pizzas

Primeira aula buscou introduzir os alunos as teorias necessárias para o manejo correto de alimentos e utensílios
A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o SENAC/PR realizou nesta terça-feira (12/04), a primeira de um total de 5 aulas do curso de preparo de pizzas, ministradas pelo Professor de Gastronomia Lucas Beltrame. A primeira aula, de caráter teórico, buscou enfatizar e ressaltar a importância do uso adequado dos equipamentos de Proteção Individual, as boas práticas na manipulação dos alimentos, higiene pessoal e ambiental, higiene em relação aos equipamentos, móveis utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição), bem como aplicações corretas do congelamento dos alimentos, riscos de contaminação e o descarte correto de resíduos e os princípios de sustentabilidade na gestão dos recursos oferecidos.
Na primeira aula os alunos dispuseram da oportunidade de conhecer melhor seus colegas de turma como também o professor Lucas, que na ocasião introduziu os alunos ao universo vasto do preparo de pizzas e suas variações, bem como a diversidade de massas, ingrediente fundamental no preparo de uma pizza de qualidade, apresentando aos lecionandos princípios como os insumos utilizados no preparo das massas (farinha branca e integral, fermentos, gorduras e ingredientes), pré-preparo e preparo, diferentes formatos de pizzas e massas (focaccia, corneccione, pizzas doces, bordas diversas, entre outros), bem como a manipulação de massas frescas e pré-assadas e as diversas técnicas de pré-preparo e derivados. Os alunos foram orientados e instruídos a deixarem, após o término de cada aula a cozinha e os utensílios utilizados limpos e higienizados.
Ao todo o curso conta com uma carga horária de 15 horas, sendo 4 horas de duração por aula, onde o objetivo é levar conhecimento e oferecer mais qualificação para quem já atua no segmento gastronômico e também oportunidades para quem deseja iniciar na área, se demonstrando com uma alternativa de ótima qualidade oferecida pelo Senac/PR para os alunos. “A importância do curso profissionalizante é proporcionar o conhecimento necessário e indispensável para a execução, etapa por etapa de uma boa pizza, visto que o estudo e a prática, são aspectos imprescindíveis para que o aluno siga rumo ao aperfeiçoamento das técnicas propostas pelo curso. Então a função do curso é proporcionar, sobretudo, o desenvolvimento do aluno, e promover opções para o acréscimo da renda financeira. Portanto, a Secretaria de Assistência Social em parceira com o Senac/PR, juntamente à Prefeitura buscará trazer ainda mais cursos para o nosso município”, declara Silene de Oliveira Derneis, responsável pela secretaria.

Outras notícias