Alunos de Apucarana promovem conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem

 Alunos de Apucarana promovem conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem

A campanha Novembro Azul é realizada anualmente com a intenção de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. Como parte dos esforços neste sentido, a Autarquia Municipal de Educação realizou hoje (16/11) a afixação de cartazes, que foram produzidos pelas crianças dos CMEIs, sobre o tema, na entrada da sua sede. Até o final do mês, professores e alunos dos 23 CMEIs e 35 Escolas que compõem a rede municipal ainda continuarão discutindo o assunto por meio de aulas e palestras.

“O nosso objetivo é que as crianças aprendam desde cedo noções de cuidados com a própria saúde e também repliquem as informações junto aos seus pais, tios e avôs. No mês passado, os professores desenvolveram com os alunos uma série de atividades ligadas ao Outubro Rosa, que coloca a saúde da mulher em evidência. Já neste mês, eles vão levar para as salas conteúdos sobre a campanha Novembro Azul, que enfoca a saúde dos homens,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia maligna mais frequente entre os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, muitos deixam de procurar ajuda médica e realizar os exames preventivos por motivo de medo e desinformação.

Na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da glândula (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Já na fase avançada, além dos sintomas urinários, a doença pode provocar dor óssea, infecção generalizada e até insuficiência renal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são o sobrepeso e a obesidade, o histórico familiar e a idade.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Por isso, o Ministério da Saúde orienta que, mesmo na ausência de sintomas, os homens devem procurar um médico urologista após os 50 anos de idade.  Quando há presença de fatores de risco, a idade recomendada cai para 45 anos. Os principais exames utilizados para investigar o câncer de próstata são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

“Nós vivemos em uma sociedade machista, em que os homens muitas vezes pensam que cuidar da própria saúde representa um sinal de fraqueza. A educação é a principal ferramenta que temos para mudar a mentalidade da população. Eu tenho muito orgulho do trabalho que os nossos professores vêm realizando nos CMEIs e Escolas. Graças ao esforço deles, Apucarana tem hoje o melhor ensino público municipal do Paraná,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

O câncer de boca é outra doença que muitas vezes é negligenciada.  O tumor pode afetar os lábios, as gengivas, as bochechas, a língua e demais estruturas da cavidade bucal. É mais comum em homens acima dos 40 anos.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca estão o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a exposição ao sol sem proteção. Os principais sintomas de alerta são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas, esbranquiçadas ou negras que não desaparecem, sangramentos sem causa conhecida e aftas prolongadas.  O diagnóstico da doença pode ser feito por um médico ou dentista, durante as consultas de rotina.

A vereadora Jossuela Pirelli também participou do ato de colagem de cartazes alusivos à campanha Novembro Azul na sede da Autarquia Municipal de Educação. “Eu parabenizo a secretária Marli Fernandes e a equipe pedagógica da Educação pelo desenvolvimento desse importante projeto. Infelizmente, existe ainda muito preconceito principalmente em relação aos exames de prevenção ao câncer de próstata. Mas, por meio de ações simples como essa, eu acredito que estamos combatendo a desinformação,” disse.

Fonte: PMA

Outras notícias