Alunos da Escola Demétrio Verenka celebram o Dia Mundial da Alimentação com visita educativa à horta local.
Em Ariranha do Ivaí, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. Em alusão a este dia, os alunos do 4º ano A e B e 5º ano da Escola Demétrio Verenka realizaram uma visita à horta da produtora Alessandra Boiko, no Bairro Bom Jesus.
O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Neste ano o tema central foi: “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”.
Este dia tem como objetivo alertar para que a fome não seja naturalizada e que seja globalmente erradicada a partir de esforços coletivos – dos governos e da sociedade civil – para que todas as pessoas, sem exceção, tenham acesso à comida de verdade, ou seja, basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados e evitar alimentos ultraprocessados. Cerca de 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome em 2021, segundo o Estado de Alimentação e Nutrição do Mundo (SOFI 2022).
Em contrapartida, em alguns lugares do planeta, a fome não é o problema e sim a alimentação inadequada, a qual é responsável por desencadear problemas de saúde graves, como a obesidade. De acordo com o relatório da ONU de 2018, 40 milhões de crianças menores de cinco anos estão com sobrepeso. O número de crianças e adolescentes em idade escolar com esse problema é também assustador, sendo estimado em 339 milhões de pessoas. Já os adultos obesos são cerca de 672 milhões.
Percebemos, portanto, que a alimentação é uma questão séria e que envolve vários fatores, não sendo a fome o único problema enfrentado pela população mundial em relação à alimentação. Pensando nisso, foi explicado às crianças sobre o processo de plantio, cuidados e colheita dos alimentos da horta, reforçando que os alimentos plantados ali são consumidos por eles no ambiente escolar, através da Compra Direta da Agricultura Familiar, levando-os a refletir sobre seus hábitos alimentares.
A visita foi um projeto da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura, onde além de saber sobre a Alimentação Saudável os alunos também obtiveram conhecimentos técnicos sobre o plantio das hortaliças.
Texto: Secretaria de Educação