Aluna de Rio Bom vence Concurso Agrinho de redação; assista
Com o tema: ações que transformam o mundo, a aluna Gabrieli de Paula Deretti do Colégio Estadual Dr. Rebouças em Rio Bom conquistou o primeiro lugar em um concurso de redação promovido em todo Estado. A estudante, que tem 10 anos, escreveu um conto onde abordou a importância de cuidar do meio ambiente. (Veja o vídeo abaixo),
Ela disputou com outras redações de alunos que estão no 6º ano do ensino fundamental e que integram o Núcleo Regional de Educação de Apucarana. Dos 61 colégios, o texto de Gabrieli foi o escolhido.
A aluna participou da edição 2023 do Concurso Agrinho. O tradicional concurso desenvolvido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), com parceria do Estado, acontece ao longo do ano, com a participação de cerca de 800 mil alunos das redes de ensino pública e privada.
“Pra nós foi uma alegria, um orgulho. Ela concorreu com todos os sextos anos do Núcleo Regional de Educação, depois ganhou a nível estadual. Ela é uma aluna muito dedicada. Acumula mais horas de leitura dentro da plataforma Leia Paraná do que todos meus alunos juntos. Como professor dela, ver essa conquista, vencer um concurso dessa proporção é de dar muito orgulho e saber que o nosso trabalho, de certa forma, tem feito a diferença na vida dos alunos”, explica o professor Valdemir Fernandes.
Para escrever o conto, Gabrieli se inspirou em exemplos que acontecem em sua cidade. “Fiz uma redação onde falei do meio ambiente, das queimadas, poluição. Escrevi sobre uma cientista que gosta muito do meio ambiente que ensina às pessoas o quanto é bom e necessário cuidar do meio ambiente. Estou muito feliz”, disse a aluna.
A mãe dela, Marinalva de Paula, que é professora da rede municipal, também está muito orgulhosa e contou que a filha é muito dedicada aos estudos. “Não imaginava e estou muito feliz e orgulhosa por ela. Em casa ela está sempre lendo, se dedica aos estudos e eu ajudo como posso. Como mãe e professora o orgulho é dobrado”, comentou.
A aluna vai receber o prêmio pela melhor redação em Curitiba no dia 30/10. Veja:
Por, repórter Sílvia Vilarinho