Alerta: Incêndios ambientais mobilizam Bombeiros de Apucarana

 Alerta: Incêndios ambientais mobilizam Bombeiros de Apucarana

Foto: Sílvia Vilarinho

Nesta quarta-feira (2), um incêndio ambiental foi registrado na Rua Cristiano Kussmaul no Jardim Interlagos em Apucarana. O fogo no mato mobilizou uma equipe de Bombeiros. Com o tempo mais seco, tradicionalmente em agosto, a incidência de fogo no mato deve aumentar.

Somente de julho deste ano até dia 1/8 foram registrados 42 incêndios ambientais em Apucarana, nove em Jandaia do Sul e um em Novo Itacolomi, conforme dados disponíveis no sistema dos Bombeiros.

Em Apucarana, a maioria dos incêndios aconteceram às margens da BR-369, no Núcleo João Paulo, Vila Regina, Jardim Ponta Grossa e na região do Jardim Catuaí.

Em agosto, com o tempo mais seco, a tendência é aumentar o número de incêndios no mato, que geralmente são provocados.

De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.

A lei protege não apenas a natureza, mas também assegura qualidade de vida para as pessoas e os animais.
É importante destacar que apesar de cultural, o fogo é danoso. Um pequeno foco de calor pode se tornar uma queimada maior neste período.
É necessário que toda a população se mobilize para reduzir a incidência das queimadas no município.
Denuncie.  (43) 3423-0142 Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana. 153 Guarda Civil Municipal. 190 PM

 

Outras notícias