Adolescente de 13 anos fica grávida de trigêmeos no Paraná

 Adolescente de 13 anos fica grávida de trigêmeos no Paraná

Uma adolescente de 13 anos que mora em Luiziana, na região centro-oeste do Paraná, está grávida de trigêmeos, segundo o Conselho Tutelar. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga o caso. Autoridades de Saúde e de Direitos da Criança e do Adolescente no município estão acompanhando a família.

A família disse que a menina, que tem mais quatro irmãos, está grávida de um mês e meio e não revelou quem é o pai das crianças. A mãe da adolescente está desempregada.

De acordo com o Conselho Tutelar, a menor está passando por atendimento médico e apresenta boa saúde. Os familiares contaram ainda que ela está sendo acompanhada por um psicólogo.

Por meio de nota, o MP-PR esclareceu que o caso corre em segredo de justiça e, portanto, para preservar tanto a mãe-adolescente, quanto os nascituros, não é possível passar mais detalhes.

Assim que soube do caso, a Promotoria da Infância e Juventude adotou medidas para a proteção da adolescente.

O MP-PR informou que qualquer ato libidinoso (que inclui conjunção carnal) praticado contra menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, mesmo tendo havido consentimento. A promotoria concluiu que está acompanhando os desdobramentos desta gravidez.

O médico Mateus Saragioto, que é ginecologista e obstetra, detalha que uma gravidez de trigêmeos é uma gestação de risco e, para uma menina de 13 anos, pode ser ainda mais prejudicial .

“Um dos prejuízos que essa futura mãe pode ter é o desenvolvimento físico , neuropsicológico e, futuramente, pode refletir na educação dos três bebês. Essa uma gestação que tem fatores de risco como hipertensão gestacional, há risco de ruptura prematura de bolsa e parto prematuro. Ela vai precisar de uma rede de apoio especializada”, explicou.

Gestações múltiplas em adolescentes

Entre 1994 e 2019, o Brasil registrou 406 nascidos em gestações triplas ou mais de mães com menos de 14 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Em 2019, último ano disponível no levantamento, seis crianças nasceram de mães menores de 14 anos em gestações triplas ou mais, segundo o levantamento.

Outras notícias