Abertura da Conferência de Saúde, com palestra, lota Cine Teatro Fênix

 Abertura da Conferência de Saúde, com palestra, lota Cine Teatro Fênix

Com o Cine Teatro Fênix lotado, foi aberta oficialmente na noite de hoje a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Apucarana. O prefeito Junior da Femac recepcionou os participantes agradecendo a presença no evento que tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e propor novas diretrizes na política de saúde do município.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, definiu a conferência, que segue neste sábado no Cine Teatro Fênix, como uma “chance para todos que utilizam a saúde possam ajudar a elaborar uma saúde pública melhor. O SUS é um equipamento fantástico que o usuário não sabe e utilizar na sua plenitude. A conferência também é uma oportunidade para adquirir esse conhecimento.”

A abertura da conferência teve como ponto alto a palestra ministrada pelo farmacêutico bioquímico e sanitarista, com mestrado em Políticas Públicas, José Carlos Abreu. Ele, que é Conselheiro Estadual de Saúde e coordenador estadual da Comissão Intergestores Bipartite, abordou o tema “Conferência de Saúde e seus desdobramentos”.

“As conferências são muito importantes na consolidação do Sistema Único de Saúde que ainda tem muitos desafios a serem vencidos. Este momento de retomada pós-pandemia nos abre a perspectiva de reavaliar o SUS, de discutir com a população que o SUS tem problema, mas ele não é um problema”, afirma Abreu.

Na programação da conferência deste sábado, a partir das 8 horas, constam debates e uma plenária sobre a temática central da conferência: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”; apresentações e aprovação de propostas, eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde e eleição de delegados Conferência de Saúde do Paraná.

Estarão em debate 180 propostas que foram levantadas durante a pré-conferência que no dia 4 de março, no Cine Teatro Fênix,

podendo ser aprovadas ou não por 112 delegados com poder de voto.

A solenidade de abertura da conferência contou com a presença de Marcos Vinicius de Oliveira da Costa, diretor da 16ª Regional de Saúde; Daniele Quiezi dos Reis Peregrino, presidente do Conselho Municipal de Saúde; irmã Geovana Aparecida Ramos, diretora Geral do Hospital da Providencia; secretários municipais; e demais autoridades.

Aberta à participação de toda a comunidade, a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos do setor e da sociedade.

Outras notícias