Abastecimento de água deve ser normalizado durante a noite em Grandes Rios e Jandaia do Sul

 Abastecimento de água deve ser normalizado durante a noite em Grandes Rios e Jandaia do Sul

O abastecimento de água na maioria das localidades do Norte do Estado afetadas pelo temporal deve voltar ao normal na noite desta quinta-feira (9). A Copel conseguiu restabelecer energia e a Sanepar voltou a operar vários sistemas.

Primeiro de Maio, Grandes Rios, Paiçandu, Centenário do Sul e o distrito Vila Progresso, Guaravera (em Londrina) e Tupinambá (em Astorga) devem voltar ao abastecimento normal na noite de hoje. Assim como Porecatu, onde a Sanepar precisou realizar manutenção emergencial, mas já voltou a distribuir água.

Santo Antônio da Platina, Ribeirão do Pinhal e o distrito Triolândia, cujos reservatórios estão com os níveis muito baixos e só devem ter o abastecimento normalizado em sua totalidade nesta sexta-feira (10).

Os sistemas de Guaraci, Uraí e Rancho Alegre ainda estão paralisados devido à falta de energia. A Copel está trabalhando para resolver, mas não há previsão de finalizar a manutenção e, por isso, a Sanepar não pode retomar a distribuição de água.

Jandaia do Sul segue em recuperação, com alguns pontos ainda com dificuldade de normalização no abastecimento. Por isso, a Sanepar não executará o rodízio nesta sexta-feira também.

A população precisa priorizar o uso da água para higiene pessoal e alimentação para que os sistemas voltem a operar na sua normalidade o quanto antes.

Serão afetados principalmente os clientes que não têm caixa d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A Sanepar já está disponibilizando caminhões-pipa para atender unidades de saúde e outros locais emergenciais.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Outras notícias