A Importância da Avicultura para o Desenvolvimento Familiar e Econômico dos Cooperados da Cocari
O Dia do Avicultor, celebrado em 28 de agosto, se tornou uma data importante para a Cocari e seus cooperados. A cooperativa apostou no segmento avícola e viu se abrir uma grande oportunidade de ampliação de negócios de seus cooperados, especialmente para os pequenos produtores.
Nessa caminhada, os integrados têm registrado a realização de seus sonhos: a continuidade do trabalho em família, possibilitada pela diversificação das atividades e aumento da rentabilidade nas propriedades.
Daiane Martins Ferri, de São Pedro do Ivaí , no Paraná, conta que sua família está no ramo da agropecuária, com atividades primárias de pecuária e agricultura, há algumas gerações. Ela se formou em técnico Agropecuária, em 2017, e foi por meio da Cocari que surgiu a oportunidade de ingressarem na atividade de avicultura, em intercooperação com a Aurora Alimentos. “Diante do cenário de instabilidades que foram se colocando ao longo do tempo, pequenos e médios produtores, incluindo nossa família, precisaram optar pela diversificação de suas atividades, a fim de obter maior rentabilidade financeira. Desse modo, há nove anos adicionamos a avicultura, ao conjunto de atividades rurais”, relata.
O trabalho no aviário sempre foi desenvolvido no âmbito familiar, por seus pais, Daniel e Luzia Ferri, e o irmão Daniel Henrique Ferri e sua esposa, Bianca Cotrim.
Perspectivas de futuro
Na avaliação de Daiane, uma das principais vantagens da implantação da Avicultura é o tamanho que ela ocupa em espaço físico na propriedade. “A avicultura utiliza uma pequena área de terra para a implantação da granja, podendo estar localizada em terra fraca ou sem valor. O ciclo de produção é rápido, o que proporciona um retorno positivo, em curto prazo, tornando um investimento vantajoso, inclusive, viabilizando a futura sucessão familiar, pois proporciona as condições para o trabalho em família, com perspectivas de futuro”, destaca.
Boas práticas
Atualmente, a propriedade conta com dois barracões, que recebem cuidados contínuos com as instalações, com os equipamentos e com o bem-estar das aves, boas práticas que minimizam os riscos de eventuais descuidos, que podem levar a perda parcial ou total do lote. Para ela, a integração entre a cooperativa e avicultor se faz cada vez mais necessária e positiva. “Tanto pelo apoio em treinamento e qualificação dos produtores, quanto na disseminação das boas práticas que agregam valor à produção, minimizam custos e geram uma produção crescente em qualidade e retorno financeiro”, constata.
A meta para o futuro, segundo Daiane, é investir cada vez mais em tecnologia. “Queremos automatizar o aviário para monitorar em tempo real, o que gera informações rápidas para tomada de decisão e, consequentemente, aumentando o desempenho do lote”, aposta.
Melhores condições de vida
Na propriedade do cooperado Amarildo de Oliveira, de Novo Itacolomi, além da avicultura, o produtor cultiva bananas, mas ressalta as vantagens do trabalho com aves. “A avicultura é vantajosa ,sem dúvida nenhuma, pois nela temos uma condição de vida melhor para família”, afirma.
Para ele, as boas as práticas adotadas incluem o manejo familiar e também assistência técnica Aurora em parceria com a Cocari. “Essa parceria beneficia o produtor com a liberação de cursos práticos, reuniões, melhorias em genética de pintainhos e nutrição de ração para uma melhor produção”, aponta.
Amarildo relata que a atividade trouxe tranquilidade para a família. “Antes a vida era mais difícil, não tínhamos uma renda contínua. Hoje, graças A avicultura, temos uma renda contínua e um bem-estar melhor na nossa família”, destaca.
Grande sucesso
Eduardo Custódio Fiorentini, cooperado de Astorga, relata que antes da avicultura, as coisas eram mais difíceis. O pai e o irmão trabalhavam na estrada, enquanto ele estudava. “Foi no ano de 2010 que meu pai conheceu a Cocari e se interessou pela avicultura. A Cocari foi muito importante na nossa vida, nos dando a oportunidade de ingressar na avicultura e contribuir com a construção do nosso primeiro aviário, no ano de 2012”.
Ele conta que, no começo, o pai cuidava sozinho do aviário, mas tudo melhorou. “O tempo foi passando e em 2014 fizemos o segundo aviário. graças a Deus as coisas foram dando certo na avicultura e em 2020 tivemos a oportunidade de fazer mais dois aviários por onde conseguimos vir trabalhar em família esse foi o grande sucesso da nossa família na agricultura nossa propriedade por ser pequena conseguimos viver muito bem graças a avicultura aqui criamos alguns suínos e ouvimos somente para consumo.
Diante de relatos tão promissores, a Cocari agradece a confiança e deseja que a parceria com os cooperados se fortaleça, fazendo da Avicultura motivo cada vez maior de celebração. E que os dias do Avicultor sejam repletos de alegrias, trabalho em família e prosperidade.
Redação Cocari