Pesquisa da Embrapa revela benefícios do ácido cítrico na dieta de tilápias
Uma pesquisa realizada por cientistas da Embrapa Meio Ambiente (SP) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) revelou resultados promissores sobre o uso do ácido cítrico como aditivo alimentar na dieta de tilápias. O estudo mostrou que a suplementação com ácido cítrico aumentou a disponibilidade e o aproveitamento de fósforo em mais de 42% e de cálcio em mais de 47%. Além disso, a morfologia intestinal das tilápias foi positivamente afetada, sugerindo uma melhora na saúde gastrointestinal dos peixes.
Hamilton Hisano, coordenador da pesquisa, destaca que a adição de ácido cítrico nas rações para tilápias não apenas melhorou a disponibilidade de fósforo e cálcio, mas também impactou positivamente a morfologia intestinal dos peixes. “Embora a suplementação de ácido cítrico não tenha influenciado significativamente o crescimento ou a composição corporal das tilápias, a melhora no aproveitamento de macrominerais, especialmente o fósforo, é crucial para o desenvolvimento de dietas ambientalmente amigáveis, já que isso reduz a liberação de fósforo nos ecossistemas aquáticos, um dos principais poluentes desses ambientes”, explica Hisano.
A suplementação com ácido cítrico “melhora o estado imunológico dos peixes, o que pode contribuir para a redução do uso de antimicrobianos na produção e favorecer a imagem do produto junto ao mercado consumidor, considerando que o uso de tais substâncias na alimentação animal é uma preocupação global devido aos riscos à saúde humana”, explica Ricardo Borghesi, pesquisador da Gerência-Geral de Parcerias da Embrapa.
A incorporação de ácido cítrico em rações dietéticas ocorre geralmente em concentrações de 1% a 4%, sendo utilizado principalmente por seus efeitos benéficos no crescimento dos animais. “Estamos trabalhando intensamente para melhorar a absorção de cálcio e fósforo, com especial atenção ao fósforo, que é um poluente aquático. Estamos atentos à tendência mundial de desenvolver rações mais amigáveis ao meio ambiente. Essa abordagem abre a possibilidade de criar um selo de Ração de Menor Impacto Ambiental”, prevê Hisano. Ele também defende que as certificadoras considerem como esses aditivos podem promover não apenas o crescimento e a saúde dos peixes, mas também minimizar o impacto ambiental.
Nutrição de tilápias da Cocari
A Cocari produz rações da Linha Acqua, alimento de qualidade para atender aos piscicultores da Integração Cocari, com nutrição que possibilita o desenvolvimento de tilápias de qualidade. A linha Acqua contém todos os nutrientes essenciais, como vitamina, minerais, proteínas, fabricada com matérias primas que garantem o aporte nutricional durante todas as fases da criação.
Formuladas pensando no melhor custo benefícios, as rações da Acqua da Cocari são produzidas com balanceamento de aminoácidos para melhor desempenho na saúde intestinal, que garante melhora na imunidade, a boa digestibilidade e na qualidade física dos peixes. As rações são voltadas para peixes onívoros, especialmente a Tilápia, proporcionado resultados satisfatórios à produção dos integrados.
Redação Cocari, com informações do Agrolink