Jovens de Maringá competem nas Olimpíadas de Paris

 Jovens de Maringá competem nas Olimpíadas de Paris

Dois jovens de Maringá, ex-alunos do Colégio Marista Maringá, estão representando o Brasil na Olimpíada de Paris: Renan Gallina compete no atletismo e Gabriela Moreschi é atleta da seleção feminina de handebol.

 

Renan Gallina é uma das promessas do atletismo brasileiro. Destaque na modalidade, o atleta de 19 anos conquistou o ouro nos 200m livres no Pan-Americano de Santiago de 2023. A vitória veio após 24 anos da última medalha dourada do Brasil na competição.

 

Com o resultado, o atleta maringaense entrou para o seleto grupo de medalhistas de ouro nos 200m Pan-Americanos junto com Robson Caetano (1991) e Claudinei Quirino da Silva (1999). Nas Olimpíadas, O Renan irá competir nos 200m e revezamento 4x100m. As provas de atletismo serão disputadas entre 1 e 11 de agosto e irá premiar 144 atletas, que vão participar de 48 provas.

 

O professor de Educação Física do Colégio, Fábio Ricardo Acencio, conta que Renan sempre demonstrou talento para o atletismo. “Ele participava muito das aulas e já praticava o atletismo. Lembro que sempre que eu ia trabalhar algo relacionado ao atletismo, sempre o chamava para demonstrar. Ele tinha muita técnica e sempre se destacou tanto na corrida quanto no salto em altura”, conta.

 

Gabriela Moreschi

 

A jogadora da seleção feminina de handebol, Gabriela Moreschi, de 30 anos, também iniciou a sua trajetória nas quadras do Colégio Marista Maringá. O professor Fábio ressalta que ela era uma aluna que participava muito ativamente das aulas de educação física. “No Ensino Fundamental ela começou a treinar handebol e descobriu um grande talento”, lembra.

 

Atuando como goleira na seleção, Gabriela foi o destaque da estreia do handebol, na vitória por 29 a 18 sobre a Espanha, com as suas defesas recebendo elogios da imprensa internacional. O talento é de família: o tio da jogadora foi atleta profissional da seleção de handebol.

 

Há oito anos integrante da seleção brasileira, Gabi participou da conquista do ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018, e foi eleita a melhor goleira dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Além disso, ainda disputou os Mundiais de 2017 e 2019.

Outras notícias