Seminário sobre Violência Política de Gênero será realizado em Marilândia do Sul
A Câmara Municipal de Marilândia do Sul vai receber nesta terça-feira (23/7), o 1° Seminário sobre Violência Política de Gênero. O evento é organizado pela Procuradoria da Mulher.
A servidora pública Silvia Aparecida Vilarinho, vai falar sobre a violência contra a mulher negra. A advogada e especialista em eleições, Fernanda Viotto, também vai estar no evento.
A advogada ressalta a importância do seminário e convida toda comunidade.
“Me sinto muito honrada pelo convite que me foi feito pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Marilândia do Sul, através de sua vereadora Cradenil Shibao, para dar a minha contribuição no 1º Seminário sobre Violência Política de Gênero. Estamos em ano de eleições municipais e o que mais ouvimos dos dirigentes partidários é que não encontram mulheres dispostas a se candidatar, o que dificulta o preenchimento das chapas e o cumprimento da cota de gênero pelos partidos. Mas porque será que as mulheres não querem se candidatar? Porque será que muitas delas, apesar de terem bons projetos político-sociais, não tem interesse em colocar seu nome à disposição dos partidos, além das barreiras históricas para se eleger, quando as mulheres chegam ao poder elas ainda acabam tendo que enfrentar muitos obstáculos para manter os cargos, só por serem mulheres. E um dos maiores desafios por elas enfrentado é, sem sombra de dúvida, a violência política de gênero, que passou a ser considerada crime com o advento da Lei 14.192, de 4 de agosto de 2021. O que se pretende com esse Seminário é debater a violência política de gênero, os avanços normativos sobre o tema e alertar para os impactos desse tipo de conduta na democracia e na participação da mulher na política”, destaca a profissional.