Dia C na Cocari tem olhares e ações voltadas para comunidades locais e para o RS

 Dia C na Cocari tem olhares e ações voltadas para comunidades locais e para o RS

No dia 6 de julho foi comemorado do Dia Internacional do Cooperativismo, oportunidade em que as cooperativas brasileiras realizam o Dia C (Dia de Cooperar), promovendo ações em prol das comunidades de suas áreas de atuação.

 

Na Cocari, em Mandaguari-PR, foi realizada a pizza solidária em intercooperação com as cooperativas Aurora Coop, Rodocoop e Sicredi. Num belo exemplo de voluntariado, as pizzas foram preparadas por colaboradores e vendidas para moradores da cidade.

A ação resultou na venda de aproximadamente 1.000 pizzas ao valor de R$ 40,00 cada. Todo o dinheiro arrecadado será doado para instituições assistenciais de Mandaguari.

 

Ajuda ao Rio Grande do Sul

 

Outra iniciativa realizada pela Cocari envolveu um olhar para comunidades distantes, num gesto coletivo de ajuda ao próximo. A contribuição se deu por meio da participação na Campanha “Juntos vamos reconstruir o Rio Grande do Sul”, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em favor das comunidades afetadas pelas enchentes ocorridas em maio, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.

 

As unidades da Cocari, no Paraná, foram transformadas em pontos de arrecadação de doações, enviadas para o RS. Nas unidades do Cerrado, as arrecadações em PIX foram destinadas à compra de materiais, também enviados ao RS.

 

O presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, destacou que ações são a prática do cooperativismo, que se acentuam conforme as situações exigem, como aconteceu com o Rio Grande do Sul. “Muitas vezes, quem está na comunidade não percebe as ações do cooperativismo e temos muitos exemplos assim no cotidiano das comunidades. A essência do cooperativismo é cooperar um com o outro, independente do que será feito e de aonde vai ser investido o recurso. O que importa é fazer a diferença na vida e na comunidade, transformando a realidade das pessoas, seja da nossa área de ação ou em outras regiões, porque o cooperativismo não enxerga fronteiras”, enfatiza.

 

Responsabilidade compartilhada

 

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, destacou que a iniciativa das cooperativas em se unirem em ajuda ao Rio Grande do Sul configura uma importante intercooperação. Citando o sétimo princípio do cooperativismo, sobre responsabilidade com a comunidade, ele destacou que “isso vale aqui, para nós, em nível local, mas também vale no caso do RS, porque as necessidades lá foram muito maiores. No cooperativismo nós temos uma responsabilidade compartilhada”, disse.

 

Mostrando valores

 

O presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, ressaltou que durante a tragédia no Rio Grande do Sul, o cooperativismo mostrou seus valores. “A união das cooperativas em momentos como este é uma grande oportunidade para o cooperativismo demonstrar um dos seus princípios básicos, que é a intercooperação. Nestes períodos de reconstrução e desafios gigantes, o cooperativismo é o exemplo de modelo de negócio que contribui com a comunidade usando a força pujante das cooperativas, sempre com muita determinação e ações de solidariedade”, salientou.

 

No cooperativismo ocorre envolvimento, esforço concentrado e ânimo no trabalho conjunto. A cooperação desperta nas pessoas a satisfação da ajuda mútua, inspirando a solidariedade, que leva a atitudes simples, mas que movem o mundo.

 

Redação Cocari

Outras notícias