Queijaria de Rio Branco do Ivaí é ouro em Concurso Nacional de Queijo
Começou nesta quinta (11) e vai até domingo (14) o 7° Prêmio Queijo Brasil na cidade de Blumenau. E o 1° dia do evento foi marcado pela eleição dos melhores queijos do país, onde passaram pelo crivo do júri formado por renomados nomes do verdadeiro processo de queijo artesanal que se reuniram na cidade catarinense para avaliar os 50 mil queijos inscritos oriundos de todo o país, com o intuito de promover a cultura do queijo artesanal brasileiro.
Pela 1° vez o Vale do Ivaí participa e quem sai na frente é Rio Branco do Ivaí com a participação da produtora rural e queijeira Lilian Clara de Souza, proprietária do Rancho Zulian no bairro Egídio Brunetto.
Lilian recebeu o incentivo da regional de Ivaiporã do IDR-Paraná para participar e contou o apoio da Prefeitura Municipal para se inscrever no concurso nacional.
Lilian entrou na disputa com um queijo fino preparado com folhas de figo e o batizou de Queijo Morro da Pedra, em homenagem ao atrativo natural Pedra do Cavalinho visto de sua propriedade, sendo seu ponto de observação diário.
O queijo depois de passar pela avaliação dos jurados recebeu a certificação na categoria ouro, o mais alto grau dentro do Prêmio Queijo Brasil, e com isso trouxe O título inédito para nossa região.
“Esse reconhecimento é a comprovação de que estamos no caminho certo, sempre buscamos confeccionar queijos de qualidade e dedico o prêmio a minha família e agradeço as equipes do IDR-Paraná e da Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí pela conquista e realização deste sonho”, dias instituições que sempre estiveram desde o início caminhando ao meu lado – destacou Lilian, que recentemente recebeu da ADAPAR o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
Parabéns Lilian, que sua conquista motive casa vez mais produtoras e empreendedoras a buscarem seus sonhos e objetivos.