São Pedro do Ivaí recebe prêmio “Cidades Excelentes” como uma das melhores cidades do Paraná

 São Pedro do Ivaí recebe prêmio “Cidades Excelentes” como uma das melhores cidades do Paraná

São Pedro do Ivaí está entre as cidades do Paraná com os melhores índices de desenvolvimento socioeconômico, destacando-se em Educação, sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade urbana, entre outros critérios que fazem da cidade uma das melhores para investir e morar.

O levantamento dos dados e as comparações foram realizados pelo Instituto Aquila, através da ferramenta IGMA. A plataforma, desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, consolida os resultados de 72 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são avaliados em três categorias, de acordo com o tamanho da população.

Conforme os dados apresentados, São Pedro do Ivaí evoluiu nos últimos três anos em todos os setores, mostrando um avanço significativo. “Os técnicos do instituto nos explicaram os dados e revelaram que nosso município está em ascensão, conseguindo mudanças significativas para o desenvolvimento. Este é o reflexo de todo o planejamento que estamos colocando em prática através de ações que têm por objetivo criar um ambiente favorável ao progresso sustentável da nossa cidade”, disse a prefeita, Maria Regina Della Rosa Magri.

Notas obtidas nos seis pilares (classificados por nota):
1. Infraestrutura e Mobilidade Urbana: Nota 75,76
2. Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública: Nota 73,92
3. Sustentabilidade: Nota 73,46
4. Educação: Nota 73,01
5. IGMA: Nota 68,50
6. Governança, Eficiência Fiscal e Transparência: Nota 56,97
7. Saúde e Bem-Estar: Nota 57,88

A saúde, embora tenha a menor nota entre os pilares, mostra um avanço notável. Quando a administração assumiu o município, a nota da saúde era apenas 36,53, colocando o setor em uma situação crítica e sem classificação. “Com o trabalho desenvolvido, conseguimos elevar essa nota para 57,88, um aumento de 21,35% em um curto período. Isso demonstra a seriedade e o comprometimento da administração em todas as áreas, indicando que, embora ainda haja muito a ser feito, os esforços estão gerando resultados significativos”.

Esses resultados demonstram o comprometimento e os esforços contínuos da administração em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de São Pedro do Ivaí, promovendo um desenvolvimento sustentável e abrangente em todos os aspectos.

Segundo a gestora, considerada uma das principais lideranças políticas do estado, o Prêmio Band Cidades Excelentes vem coroar um trabalho realizado com muito critério para que os avanços sejam contínuos, girando a engrenagem do desenvolvimento. “Quando falamos em sustentabilidade, algumas pessoas não conseguem entender. Porém, nossa intenção é construir São Pedro do Ivaí para o hoje e o amanhã. Nossas ações são conduzidas de forma a solidificar as conquistas e fazer o município voltar a ter vigor econômico, com qualidade de vida, empregos e geração de renda”, afirmou a prefeita.

Ela também destacou que ser considerada uma cidade excelente no Paraná, e finalista para o prêmio nacional, é motivo de grande orgulho. “O brilho não está no prêmio material, que é este certificado. O grande significado desse momento é motivacional, pois nos referencia a continuar lutando pelos ideais coletivos e fazer da nossa cidade um lugar melhor sempre. Ao mesmo tempo que nos motiva a continuar melhorando, mostra para nossa população que a administração pública é séria e tem feito um trabalho voltado para a eficiência e sustentabilidade”, destacou.

 

Educação em destaque

O Prêmio Band Cidades Excelentes, que incentiva, reconhece e valoriza boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos, reconheceu São Pedro do Ivaí como uma “cidade excelente”. São Pedro do Ivaí teve um destaque especial no pilar Educação, sendo finalista na categoria “menor que 30 mil habitantes”, junto dos municípios de Sabáudia e São Jorge do Ivaí. Na noite de terça-feira, 18 de junho, em solenidade em Curitiba, São Pedro do Ivaí ficou em primeiro lugar na etapa estadual.

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri esteve presente para receber o prêmio, acompanhada de seus filhos Marianna Augusta e Ademar Neto; da secretária de Educação, Ivonete Carniato Harada; dos vereadores Carlos Eduardo do Prado Martins e Cláudio Donizete Ramos; de secretários, chefes de departamentos e membros da equipe da Secretaria de Educação.

Regina foi cumprimentada por lideranças do estado, que enalteceram seu trabalho em transformar a cidade, mesmo em tempos de crise nacional. Em seu discurso, a prefeita destacou que São Pedro do Ivaí está sendo organizada para se tornar uma das melhores cidades do Paraná para se viver. “Este prêmio nos norteia sobre como estamos agindo enquanto gestores. Não faço nada sozinha, tenho uma equipe muito dedicada ao meu lado, que entende o projeto que tenho para São Pedro do Ivaí e me ajuda a colocá-lo em prática. São ações pensadas em um futuro melhor para nossa cidade e nossa gente querida”, assinalou.

Sobre o indicativo no pilar Educação, Regina mencionou que este mandato está sendo marcado por avanços importantes, como a inserção da diciplina de inglês implantação de material pedagógico do grupo Positivo, distribuição de uniformes padronizados, implantação de sistema de segurança nas escolas, aquisição de materiais pedagógicos e literários, manutenção dos espaços educacionais e a conclusão do prédio do CMEI, entre outras ações e investimentos. “Temos o segundo melhor IDEB do Paraná e uma das melhores médias de fluência em leitura no estado. Este contexto é a soma dos investimentos, do planejamento, da equipe técnica, da equipe pedagógica, dos professores, alunos e pais. Não tem como não se orgulhar de ter uma educação excelente. Sou professora, e ver nossos alunos podendo usufruir de uma educação de primeira linha, me faz acreditar que o caminho é este. Tudo passa pela educação, e podemos chegar longe continuando neste caminho”, concluiu.

O evento foi transmitido ao vivo pela Band no YouTube, e na programação da TV será transmitido no domingo, dia 23 de junho de 2024.

Outras notícias