São Pedro do Ivaí edita decreto e adota medidas mais rígidas para conter a pandemia
Em cumprimento ao Decreto Municipal número 91 de 2021, a prefeitura de São Pedro do Ivaí intensifica a partir de hoje (14) a fiscalização de medidas sanitárias e de distanciamento social por parte dos estabelecimentos comerciais e de festas particulares no município. Quem desrespeitar as medidas deverá pagar multas e até ter o estabelecimento comercial fechado.
O documento estabelece medidas de distanciamento em lojas, lanchonetes, bares e festas na cidade e na zona rural, uso de máscara e de álcool em gel e proíbe aglomerações em espaços públicos ou privados, eventos sociais como festas, recepções e churrascos ainda que em ambientes particulares.
O decreto municipal foi publicado em 16 de abril. Desde então, o município tem orientado, divulgado e realizado inspeções nos estabelecimentos comerciais em caráter orientativo. A partir de agora, no entanto, entra em vigor o caráter fiscalizatório da medida, com a aplicação de notificações e de multa. A fiscalização contará com o apoio da Polícia Militar.
Está previsto, por exemplo, multa de R$ 2 mil para quem promover festas e aglomerações e de R$ 5 mil para quem consumir bebidas alcoólicas em locais públicos entre às 20 e às 5 horas. Também fica proibida a comercialização, bem como, o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20 às 5 horas, permitindo apenas consumo presencial em bares, lanchonetes e restaurantes até às 23 horas, sob responsabilidade dos proprietários.
Apesar da situação sanitária preocupante gerada pelo coronavírus em todo país, muitos estabelecimentos comerciais não estavam exigindo que seus clientes tomassem as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus. Na internet, circulam imagens de frequentadores de bares sem máscara e de aglomerações nas ruas.
Além disso, o foco do surto que voltou a colocar em alerta o setor de Saúde no município ocorreu justamente em um estabelecimento comercial. “Todos nós queremos que a vida volte ao normal, mas, para isso, o cuidado e a conscientização são fundamentais neste momento. E essas medidas mais rígidas são uma forma de garantir que os critérios sanitários sejam cumpridos”, afirmou a prefeita, Maria Regina.
Os decretos e recomendações sanitárias estão disponíveis no portal do Covid, que pode ser acessado pelo endereço: www.saopedrodoivai.pr.gov.br
Assessoria e Herithon Paulista.