Fórum do Turismo Religioso de Lunardelli quer expandir segmento em todas as crenças
Com 200 participantes, o 6º Fórum do Turismo Religioso do Paraná reúne representantes de todas crenças em Lunardelli, no Vale do Ivaí. Estão reunidos católicos, evangélicos, muçulmanos, seguidores das religiões de matrizes africanas, entre outros. O objetivo do Fórum, organizado pelo Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, é debater e fortalecer o segmento em todo o Estado.
Na solenidade de abertura do Fórum, na noite desta quarta-feira (24), o coordenador do GT, Eliseu Rocha, relatou que a miscigenação de crenças e costumes demonstra que o Paraná pode trabalhar de maneira diferenciada o turismo. “Esse é o segmento que promove o encontro de pessoas, indiferente da sua crença, raça, cor ou ideologia, e que promove a transformação das pessoas, tanto de forma pessoal quanto social. Vemos essa movimentação como uma importante fonte de emprego e renda através do turismo”, disse.
Ao longo de dois dias, os fiéis e técnicos da área terão acesso a uma programação de palestras, painéis e mesas redondas, tendo como novidade a Oficina de Produtos Experiências para empresários, uma iniciativa do Sebrae e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Paralelamente ao evento, acontece a 2ª Exposição Riquezas do Vale, com gastronomia e atrações culturais, uma ação que conta com a parceria das Instâncias de Governança Regionais do Turismo.
O secretário do Turismo, Márcio Nunes, disse que o objetivo do segmento é promover qualidade de vida às pessoas, e no caso do turismo religioso é promover a conexão com a fé. “Entre esse número expressivo de pessoas presentes neste fórum em Lunardelli, vemos paranaenses de todos os cantos, de costa a costa. Estamos debatendo sobre o que temos e o que ainda podemos fazer para transformar os atrativos, as rotas e templos religiosos, em geração de emprego e renda”, afirmou.
Com cerca de 5 mil habitantes, Lunardelli é marcada por famílias que vivem do turismo religioso, tanto na vida material quanto espiritual. A cidade á considerada a Capital da Fé.
Para o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, sediar o fórum é mais um passo importante para despertar nos moradores a oportunidade do turismo neste segmento. “É um momento de trocar experiências e formatar novos projetos. Esperamos que todos saiam daqui fortalecidos, dando andamento nos seus projetos, e focando na criação de novas rotas. Em Lunardelli, chegamos a receber mais de cinco mil pessoas em um único final de semana, passando de 200 mil pessoas no ano”, disse.
“Estamos em uma cidade pequena, mas Lunardelli é um destino e o santuário da cidade um atrativo. Precisamos pensar nesse potencial turístico que o Estado todo e que precisa ser transformado em resultado turístico”, aponta o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
TURISMO E FÉ – O vigário do Santuário de Santa Rita de Cássia e coordenador da pastoral do turismo religioso da diocese de Apucarana, Padre Gabriel Begalli, lembrou que muitas pessoas trabalham com eventos religiosos, mas há margem para muito mais. “Muitas pessoas trabalham diretamente e indiretamente, com suas barracas, vendendo alimentos, por exemplo. O Fórum é um local onde conhecemos outras realidades e trocamos experiências entre santuários e religiões que promovem o turismo, como as caminhadas e encontros”, destacou.
O coordenador de Turismo da Fecomércio-PR, Giovanni Bagattini, destacou o potencial do turismo religioso no comércio local. “Existe um caso de sucesso no município que é a primeira novena da Santa Rita de Cássia, que atraiu tantos fieis que acabou a comida do município em todos os estabelecimentos. Hoje, Lunardelli já dobrou de tamanho e isso é um exemplo de um pequeno município que se desenvolveu por conta desse segmento”, disse.
No Paraná, dentre os mais de 2,4 mil atrativos já listados, mais de 300 fazem parte do segmento de Turismo Religioso. Alguns dos mais famosos são a Rota do Rosário, as igrejas de Prudentópolis, a Mesquita de Foz do Iguaçu e a Festa de Nossa Senhora do Rocio.
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de abertura o superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Paraná, Junior Weiller, o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, o presidente do Sincomercio de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin, a gestora estadual do Turismo do Sebrae-PR, Patricia Albanez, o coordenador da Pastoral de Turismo da CNBB Sul 2, padre Roberval Muchad, o representante das matrizes afrodescendentes, Adilson Lopes, e o representante da Mesquita de Foz do Iguaçu, Hola El Kadri.