Idosos fazem aulas gratuitas de hidroginástica na piscina aquecida do Centro da Juventude de Ivaiporã
No Centro da Juventude de Ivaiporã, um grupo de 50 a 70 idosos desfruta de uma rotina revitalizante as segundas e quintas-feiras das 15h20 às 16h20. Sob o teto da piscina aquecida, os idosos encontraram na hidroginástica uma atividade física e um verdadeiro segredo para a vitalidade na Melhor Idade.
Entre os aspectos físicos, destaca-se o fortalecimento muscular, a melhora da flexibilidade e a redução da pressão nas articulações. Além disso, a hidroginástica oferece um ambiente propício para a saúde mental, promovendo o alívio do estresse, o aumento do bem-estar e estimulando a socialização. Essa combinação de benefícios torna a hidroginástica uma escolha eficaz para aqueles que buscam uma vida ativa.
Em 2023, a Prefeitura de Ivaiporã destinou a considerável quantia de R$1.369.275,41 para cobrir e aquecer da piscina do Centro da Juventude, e efetuar algumas melhorias e ampliações – principalmente por meio de uma emenda do deputado federal Sérgio Souza.
Superação
Para os frequentadores, a hidroginástica é uma jornada de superação, saúde e vínculos de amizade. Adelaide Costa, após 3 meses de aula, compartilhou a experiência. “O meu joelho vivia inchado e doendo. Por isso, tomava medicação forte. Após começar a hidroginástica o meu joelho melhorou bastante. O convívio na hidroginástica é muito bom”, contou a aluna que tem 61 anos.
Maria Antônia, 71 anos, que enfrentou uma fratura na coluna, encontrou na recomendação da ortopedista a chave para a recuperação. “Fraturei a minha coluna e, por recomendação da minha ortopedista, faço hidroginástica. Sinto-me muito bem”, garantiu Maria Antônia.
Célia Passos, 71 anos, que lutou contra a depressão, encontrou na hidroginástica amigas de infância. “Estava com depressão. Depois passei a fazer caminhada e hidroginástica. Agora, estou 100% bem. Nas aulas de hidroginástica tenho amigas da infância. Por isso, o convívio é excelente”, contou Célia Passos.
Relaxamento
Os benefícios físicos desta prática são notáveis. “A hidroginástica oferece um verdadeiro banho de bem-estar mental. A tranquilidade da água e a prática de exercícios físicos promovem uma sensação de relaxamento e contentamento”, observou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti. “Isso sem contar a oportunidade de interação social e a construção de amizades, que são fundamentais para a saúde mental”, acrescentou a secretária.
Mesmo nos dias frios de inverno, a atividade não irá parar, graças ao conforto da água aquecida. Rosângela Lima, que é coordenadora da Melhor Idade, disse que o programa é voltado para mulheres a partir dos 55 anos e homens acima de 60 anos. A inscrição é feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), tornando o acesso mais democrático.
Celso Silva, que é professor há sete anos no Centro da Juventude, testemunhou o impacto positivo das aulas. “As aulas de hidroginástica ofertadas gratuitamente pela Prefeitura são muito importantes para Melhor Idade, porque proporciona vitalidade e
a qualidade de vida”, garantiu Celso Silva, que agita os idosos no aquecimento e nos exercícios.