Apucarana celebra aniversário com o plantio de 80 cerejeiras
A programação comemorativa aos 80 anos de Apucarana, teve mais um evento neste sábado (27), no Parque Ecológico da Raposa. O prefeito Junior da Femac, o secretário do meio ambiente, Gentil Pereira, comandaram o plantio coletivo de 33 mudas de cerejeiras japonesas, nas duas laterais da entrada do parque, junto a represa. Mais 47 mudas de cerejeiras foram plantas, também neste sábado, no Parque Biguaçu e no Parque Jaboti.
O ato também marcou a reinauguração das bicas de água do Parque da Raposa, que foram totalmente recuperadas e, a partir de agora, serão acionadas aos sábados e domingos para o laser os frenquentadores do parque.
Participaram do plantio coletivo, os vereadores Mauro Bertoli e Mário Felipe; Lauro Kuchpil e Sérgio Bobig, ambos do Conselho Municipal do Meio Ambiente; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).
Antes do plantio das cerejeiras, foi apresentado um breve histórico do Parque da Raposa. A área de preservação ambiental teve o primeiro lote desapropriado e comprado pelo município, pelo ex-prefeito Carlos Roberto Scarpelini. Depois, nos anos 90, o ex-prefeito José Domingos Scarpelini decretou de utilidade pública e comprou o restante da área que hoje compõe o Paque Ecológico da Raposa.
E, em 2019, o atual prefeito Junior da Femac promoveu uma ampla revitalização do parque, com melhorias no acesso e recuperação do canal e escadarias na saída da represa, além da instalação de parque infantil e áreas com mesas e bancos.
Ao discursar, o prefeito Junior da Femac lembrou que em sua gestão já foram plantadas na área urbana, parques e áreas de preservação mais de 38 mil árvores. Ele também citou que foram soltos cerca de um milhão de alevinos no Jaboti, Schmidt e em alguns rios do município. “Faço questão de enaltecer o trabalho do secretário Gentil Pereira e toda sua equipe do meio ambiente”, frisou o prefeito.
O Secretário Gentil Pereira disse que há alguns anos Apucarana figurava na 55ª posição no ranking de sustentabilidade no Paraná. “Hoje já somos top 3 no estado em sustentabilidade”, comemorou Pereira, citando ainda que essa conquista só foi possível com o respeito e amor que o prefeito Junior da Femac tem pela natureza.
O ato ecológico teve a participação da Banda Municipal Maestro João Florindo, que entoou o Hino Nacional Brasileiro. E teve ainda a benção da área de preservação pelo pastor Daniel da Igreja Assembleia de Deus.