Farmácia Popular distribui absorventes gratuitos para mulheres de baixa renda
As farmácias cadastradas no Programa Farmácia Popular começaram a distribuir nesta semana absorventes de forma gratuita no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A iniciativa deve atender pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população carcerária também será contemplada. De acordo com o Ministério da Saúde, ao todo, 24 milhões de mulheres devem ser beneficiadas com o programa.
A distribuição de absorventes é gratuita para brasileiras ou estrangeiras vivendo no país com idade entre 10 e 49 anos e que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. No caso de estudantes das instituições públicas de ensino, a exigência de registro no CadÚnico também é feita, mas a renda familiar mensal por pessoa sobe para até meio salário mínimo, ou seja, R$ 706. Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.
Para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, no celular ou impresso. O documento é gerado pelo aplicativo ou pelo site do Meu SUS Digital. Em caso de dúvidas, basta ir até uma unidade básica de saúde ou nos centros de referência de assistência social.
Em nota, o Ministério da Saúde destacou que a ação contribui no combate às desigualdades sociais causadas pela pobreza e configura “um importante avanço para garantir o acesso à dignidade menstrual”.
As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.