Novilha nascida pelo protocolo IATF da Cocari recebe prêmio
A bezerra Roxy, de propriedade de Ciro Levandovisk, cooperado da Cocari da unidade de Teixeira Soares, foi premiada no Clube das Bezerras, concurso promovido pela Cooperativa Castrolanda. Ela foi considerada a segunda melhor na categoria de beleza e padrão racial.
Da raça Holandesa, a novilha nasceu no dia 18 de março de 2023 e participou pela primeira vez do Clube das Bezerras com quatro meses, em 28 de julho, quando foi considerada a melhor em sua conformação de beleza a padrão racial.
A gestação de Roxy foi acompanhada pelo médico veterinário do Departamento Veterinário (Devet) da Cocari, Diogo Scheifer, num dos primeiros trabalhos na linha reprodutiva realizados na propriedade do cooperado, pelo protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
Motivação para crianças
O projeto Clube das Bezerras tem como objetivo incentivar a participação de crianças e adolescentes de 8 a 15 anos na produção leiteira e na sucessão familiar, preparando os jovens para assumirem os trabalhos na propriedade futuramente, ensinando desde cedo que o animal é um investimento. “É importante motivar as crianças a participarem das atividades na pecuária, cuidando das bezerras desde o nascimento, criando afinidade com o animal, já preparando para esses eventos”, comenta o veterinário da Cocari.
Esforço e dedicação
Na propriedade de Ciro Levandovisk, os filhos Poliane e Aramis estão envolvidos com as atividades. Poli, como é conhecida, comentou sobre a premiação. “Pra mim, foi muito gratificante poder participar do Clube das Bezerras. Lá tive oportunidade de aprimorar meus conhecimentos, e o fato de a novilha ser considerada de excelente conformação motiva a mim e a minha família a continuar nesse ramo, sempre buscando melhorar essa genética. E só depois de tudo a gente consegue enxergar como foi importante o nosso esforço e dedicação”, declara.
Ela aponta ainda outro motivo que a animou a cuidar e participar do evento com Roxy. “Ser uma propriedade pequena não significa que não temos qualidade e capacidade”, destaca.
Suporte da Cocari
Os jovens reconhecem o suporte da Cocari, que resultou na qualidade da novilha e nos bons resultados, e agradecem ao veterinário. “A novilha Roxy nasceu do primeiro serviço prestado na nossa propriedade pelo Diogo e pela Cocari, há quase dois anos”, relembra Aramis. “A Cocari nos deu um suporte muito bom, principalmente na parte reprodutiva das nossas vacas. Estamos muito contentes, estamos conseguindo ter resultados muito bons, graças ao trabalho do veterinário Diogo Scheifer, que é muito bem feito”, enfatiza.
Poli parabeniza o veterinário. “Eu também gostaria de parabenizar o veterinário Diogo pelo excelente trabalho. Os grandiosos resultados só estão sendo alcançados graças a ele”, assegura.
Redação Cocari