Inspetor técnico da Arco destaca organização no Pavilhão de Pequenos Animais da Expovale
O inspetor técnico do Serviço de Registro Genealógico de Ovinos – credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), que é outorgada pelo Ministério da Agricultura, Luiz Gonzaga Macedo, parabenizou a organização do Pavilhão de Pequenos Animais do Parque de Exposições de Ivaiporã.
Segundo Luiz Gonzaga Macedo, que é doutor em Produção Animal, o Vale do Ivaí tem criadores tão bons quanto qualquer exposição brasileira. “Inclusive Ivaiporã e Jardim Alegre têm fornecedores de reprodutores, o que indica que os criadores não precisam buscar animais fora para produzir carne. Este reconhecimento reforça a relevância da Expovale no cenário nacional da pecuária ovina.
Sobre os 2 filhotes da raça Dorper Koyun, que nasceram no Parque de Exposições, Luiz Gonzaga Macedo citou a habilidade materna da raça. “Embora as fêmeas estejam fora do habitar natural estão cuidando bem dos filhotes. É um parâmetro positivo a ser observado na Expovale”, afirmou Luiz Gonzaga Macedo.
No Parque de Exposições estão expostas, por exemplo, as raças Dorper Koyun, que é de origem africana; Texel – muito importante na ovinocultura brasileira; e a Ile de France, que também é importante para produção de carne.
Orvaldo Augusto Dias Sobrinho e o filho Carlos Beltrame Dias vieram de Jardim Alegre expor 11 Dorpers – raça considerada Angus do ovinos devido à qualidade da carne e aptidão das fêmeas. Sobre a retomada da Expovale, o produtor Carlos Beltrame Dias considerou muito importante para o agro e a região.