Novo aparelho de segurança pode ter motivado tumulto em cadeia de Apucarana

 Novo aparelho de segurança pode ter motivado tumulto em cadeia de Apucarana

Um princípio de rebelião foi registrado no minipresídio de Apucarana, no final do horário da visita de familiares, na tarde desta quinta-feira (16). Equipes da Polícia Militar (PM) e do Setor de Operações Especiais (SOE) foram chamadas para controlar a situação. A motivação seria um novo aparelho de segurança instalado na unidade prisional.

A PM foi chamada por agentes do Depen, que perceberam uma revolta entre os presos no final da visita. Equipes da Rotam, Rocam e RPA controlaram a situação até a chegada do SOE, que é responsável por controlar os motins em cadeia.

A princípio, a revolta foi gerada por causa da instalação de um novo aparelho de segurança, chamado body scan, que trabalha com a geração de imagens do corpo em alta definição permitindo, de forma rápida e segura, que ao profissional que o opera averiguar se o inspecionado está portando objetos impróprios. Por exemplo, ninguém pode entrar com nada dentro do bolso em um presídio.

O aparelho foi usado pela primeira vez nesta quinta. Conforme a PM, as visitas já estavam separadas do preso quando o tumulto começou, elas foram retiradas da cadeira em segurança.

Depois, a equipe do SOE assumiu a responsabilidade pelos presos, levando eles para as celas. A situação gerou bastante tensão entre os familiares e comunidade. Veja:

 

 

 

Outras notícias