Castramóvel da AMUVI realiza mais de 8 mil castrações de animais no Vale do Ivaí
O Castramóvel da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) atingiu, nesta última semana, a marca de 8.100 castrações de cães e gatos desde o seu início, no ano de 2019. O projeto, que foi implantado no mandato do prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, o Gallo, então presidente da AMUVI, vem percorrendo os municípios da região, oferecendo um serviço gratuito e de qualidade para o controle populacional e sanitário dos animais.
O Castramóvel é coordenado pelo secretário executivo da AMUVI, Alexandre Cantagallo, e pela médica veterinária Camila Agostinho, que realiza as castrações juntamente em parceria com médicos veterinários dos municípios. O projeto conta com o apoio das prefeituras, das secretarias de saúde e de meio ambiente, das organizações não governamentais e da população, que adere ao programa e leva os seus animais para serem castrados.
O presidente da AMUVI, Lauro Júnior, prefeito de Jandaia do Sul, agradece a parceria de todos os envolvidos e ressalta os benefícios do Castramóvel para a região. “O Castramóvel é um projeto de grande importância para o Vale do Ivaí, pois contribui para a redução do abandono e do sofrimento dos animais, para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde pública e do bem-estar animal. Parabenizo o ex-presidente Gallo pela iniciativa e agradeço a todos que colaboram para o sucesso do projeto”, disse o presidente.
O Castramóvel segue o seu cronograma de atendimento nos municípios da região, seguindo todas as normas e regulamentação. Os interessados em castrar os seus animais devem entrar em contato com as prefeituras dos seus municípios e agendar um horário. O Castramóvel é equipado com uma sala cirúrgica, uma sala de recuperação, um consultório veterinário e um banheiro. O projeto também realiza ações educativas e de conscientização sobre a guarda responsável e a proteção dos animais.