Conheça o projeto de irrigação da Cocari que ganhou o Selo Sesi ODS 2023
O projeto de irrigação por meio de captação de águas pluviais, desenvolvido no Centro Tecnológico da Cocari (CTC) e em unidades industriais da cooperativa, recebeu recentemente o Selo Sesi ODS 2023. O projeto inovador já poupou um volume significativo de água, se mostrando não apenas sustentável, mas também eficiente.
Todo o processo, incluindo a captação das águas pluviais, o manejo, armazenamento, até o seu aproveitamento na irrigação, é conduzido e acompanhado por profissionais especializados da própria cooperativa. Desde que o projeto foi colocado em prática, estima-se que mais de 1 milhão de litros de água, incidente de chuvas, foram reutilizados.
O projeto consiste em captar a água pluvial nos pátios e coberturas do parque industrial da cooperativa, que compreende a Fábrica de Rações e a Fiação Cocari, e aproveitados na irrigação. Para isso, toda a água é conduzida para um único ponto de armazenamento, para depois ser reutilizada no campo experimental do CTC.
Este projeto só foi desenvolvido por conta do pensamento da cooperativa, sempre voltado para as questões ambientais e com o olhar em direção ao futuro. Entendendo a água como um bem importantíssimo, porém finito, a Cocari se preocupa constantemente com este recurso tão precioso. Provas disso são os projetos Olho d’Água, de recuperação gratuita de nascentes em propriedades de cooperados, e Mata Ciliar, que replanta vegetais nativos nas margens de corpos d’água nas regiões de atuação da cooperativa.
Selo Sesi ODS 2023
O Selo foi criado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná, visando reconhecer boas práticas para o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses, e em apoio às indústrias com gestão socialmente responsável, estimulando a reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o desenvolvimento de ações e projetos na temática ESG (ambiental, social e governança).
“Para nós é uma honra muito grande receber esta certificação”, declara o superintendente Industrial da Cocari, Fernando Sepulveda. “Esse projeto foi construído para que pudéssemos realmente fazer uso de alguma forma da água da chuva, coletada no complexo industrial da Cocari, que é bastante grande e temos uma coleta eficiente”, completa.
O projeto de irrigação por meio de captação de águas pluviais está alinhado com o ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura e ODS 12 – consumo e produção responsáveis. Além de contribuir com o saneamento do município de Mandaguari, substitui o uso de água potável em atividades que não necessitam de potabilidade, aproveitando as águas pluviais.