Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

 Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

Após três dias intensos de criatividade, colaboração e inovação, o Ideathon Paraná 2023 encerrou entre 16 e 18 a primeira etapa, realizada em Apucarana. A maratona desafiou os jovens a desenvolver soluções inovadoras com o tema “Cidades Inteligentes”, visando tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

Duzentos alunos de escolas públicas e privadas apresentaram suas ideias e projetos desenvolvidos ao longo da maratona, divididos em duas categorias: alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II e alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras. As informações sobre as próximas etapas estão disponíveis no site oficial do Ideathon Paraná 2023.

O coordenador de Relações Institucionais da SEI, Marcus von Borstel, ressaltou a importância de levar a inovação para as cidades e comunidades. “O Ideathon Paraná tem como objetivo estimular os jovens a pensar e agir de forma inovadora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em suas cidades. Em Apucarana, foram 32 equipes trabalhando em seis desafios diferentes, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, afirmou.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, expressou o orgulho da cidade em sediar o Ideathon Paraná 2023. “Completei 50 anos de idade e somente há três meses aprendi a fazer ‘stories’ nas redes sociais. Minha geração não teve a oportunidade de participar de eventos como estes, de troca de ideias, de conhecimentos, onde é possível fazer novas amizades e ainda colaborar com o desenvolvimento da cidade, propondo ações inovadoras. Jovens pensando em soluções para as cidades serem cada vez mais inteligentes, esse é o Paraná no caminho da inovação”, disse o prefeito.

VENCEDORES – Foram premiadas três equipes de cada categoria. Do Ensino Fundamental II, o grupo vencedor foi o ‘Segurança Pública de Apucarana’. “Achei a experiência ótima, conheci novos amigos e gostaria que tivesse novas edições”, disse um dos alunos da equipe vencedora, Lincoln Bianchi, 14 anos, do Colégio Estadual Carlos Massareto. O 2º lugar ficou com a equipe “Tech”, com o tema Saúde Pública, e em 3° lugar a equipe “Fire Girls”, com o tema Acesso a Serviços Públicos.

As premiações do Ensino Médio foram: 1° lugar para a equipe “Health”, com o tema “Saúde Pública”; 2º lugar para a equipe “Os míopes”, com o tema Economia local; e o 3º lugar para equipe “R-evolution”, com o tema Economia local. “Aprendi a trabalhar em equipe, fiz novas amizades e tive muitas experiências que vou levar para vida”, destaca Elias de Osti, 15 anos, aluno do Colégio Cerávolo.

PRÓXIMAS ETAPAS – O evento ocorreria simultaneamente nesta semana em 15 municípios, mas devido às fortes chuvas no Estado as etapas serão desenvolvidas semanalmente em todo Paraná, conforme a disponibilidade de cada cidade.

A segunda etapa do Ideathon Paraná 2023 ocorrerá em Curitiba na próxima semana, nos dias 23, 24 e 25. Nos três dias, a maratona será no período da tarde, no Centro Universitário UniOpet do Centro Cívico.

Já a terceira etapa está programada para acontecer em Toledo, nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, sendo no dia 26 no período da tarde e no dia 27 em dois turnos (manhã e tarde).

Outras notícias