Dia da Pecuária: técnicos do Devet auxiliam no aumento da produtividade dos cooperados da Cocari

 Dia da Pecuária: técnicos do Devet auxiliam no aumento da produtividade dos cooperados da Cocari

O Dia da Pecuária é comemorado em 14 de outubro. Na Cocari, a atividade recebe o suporte do Departamento Veterinário (Devet), que atua no incremento da produtividade nas propriedades de cooperados e clientes.

“As perspectivas para o segmento pecuário são boas. O último mês foi marcado pela recuperação no valor da arroba, os custos dos insumos também estão recuando e, em se tratando de clima, também tem sido positivo. Períodos em que, historicamente, sofremos com temperaturas muito baixas, geadas ou até mesmo longos períodos secos, não sofremos com essas intempéries climáticas recentemente”, destaca o supervisor do Devet no Paraná, Vinícius Gutierris Carrasco.

“São em momentos como este que o produtor precisa ir em busca das novas tecnologias para produção, buscar um suporte técnico qualificado, e assim aumentando e agregando valor a sua produção”, pondera ele.

O supervisor do Devet ressalta a abrangência do apoio do Devet ao cooperado. “O suporte por parte dos especialistas em nutrição animal da Cocari inicia desde a implantação de uma cultura para produção, no momento do corte e ensilagem, ajustes e formulações de dietas e indicações de fornecimento de produtos. Por parte dos nossos médicos veterinários, desde os manejos e protocolos sanitários e zootécnicos, até os manejos reprodutivos com diagnósticos por ultrassom e realização de IATF”.

Sobre o IATF, Vinícius explica que a técnica influencia na produtividade da pecuária. “Vivemos um momento de baixa na pecuária, mas sabemos que o bezerro que será produzido na estação de monta 2023/2024, no momento do seu desmame estará novamente em alta. A tecnologia de IATF vem para auxiliar o produtor a maximizar sua produção, tanto em antecipação e homogeneidade do lote, quanto, agregando em maior valor do produto no momento do seu desmame”, conclui.

Suporte abrangente

No segmento pecuário da Cocari, o produtor tem à disposição assistência técnica de profissionais, como médicos veterinários e zootecnistas, que com a utilização de tecnologias auxiliam no incremento da produção e na redução dos seus custos e fornecem todo o suporte em sanidade, nutrição e reprodução, fatores de suma importância para a atividade.

José Carlos Aversa, de Marumbi (PR), é cooperado e recebe esse acompanhamento. “A Cocari oferece suporte técnico em todas as áreas da pecuária, orientam com relação a vacinas, quanto ao tipo de sal e, há três anos, conto com a parceria da cooperativa para a implantação do serviço de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em uma das minhas fazendas”, conta o produtor.

Aversa acrescenta que a vantagem do IATF é poder ter uma avaliação mais próxima da realidade do animal. “A realização de ultrassom dá um diagnóstico preciso, consegue acompanhar o ciclo do animal mais de perto, e, comparado à monta natural, tem a vantagem do lote homogêneo, com genética melhor, e fica mais fácil negociar na hora da comercialização”, detalha o produtor.

Produtores do Paraná, Goiás e Minas Gerais podem procurar os serviços do Devet na unidade da Cocari mais próxima para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos seus negócios.

 

Redação Cocari

Outras notícias