Prefeitura de Ivaiporã promove atividade com foco na saúde mental e inclusão
A Prefeitura de Ivaiporã realizou atividade alusiva à campanha Setembro Amarelo, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Sesc e Fatec.
A atividade de valorização da vida teve como foco os fatores de proteção que diminuem os riscos de adoecimento mental, utilizando como instrumento de debate a história: O Abraço do Ouriço (Adriana Barreto Almeida e Verônica Fukuda).
A história foi exibida e contou com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) visando incentivar o contato dos estudantes de 4º e 5º ano da rede pública de ensino com a diversidade – além de viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Estima-se que 580 crianças foram beneficiadas com a atividade.
A coordenadora do Caps Nova Vida, Alana Morais Vanzela, explicou que o trabalho fez parte de um conjunto integrado de ações de valorização da vida desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Entendemos que o trabalho preventivo apresenta bons resultados e devemos incentivar as crianças a reconhecerem as emoções e sentimentos, assim como contribuir para que se desenvolvam em um ambiente seguro com vínculos familiares e comunitários fortalecidos. Além disso, devemos ensiná-las a pedir ajuda quando existe dificuldade de resolução de problemáticas que podem estar vivendo”, explicou Alana Morais Vanzela.