UTI Neonatal do Hospital da Providência Materno Infantil conta com Musicoterapia
A UTI Neonatal do Hospital da Providência Materno Infantil conta com musicoterapia para os bebês internados, prática terapêutica que utiliza a música para promover bem-estar físico, emocional e cognitivo.
O projeto teve iniciativa através do convite da voluntária Lourdes Costa e equipe da Pastoral Hospitalar à musicoterapeuta Josiclécia Oliveira que realiza as sessões de música uma vez por semana na Unidade com duração de 50 minutos.
Os instrumentos musicais utilizados por Josicléia são diversos como, violão, voz, ukulelê, metalofone, violino, flauta, carrilhão, kalimba, stell drum entre outros instrumentos vibroacústicos.
“O bebê encontra-se em um estado de hipersensibilidade e fragilidade, então as atividades musicais na UTI Neonatal são aplicadas de forma que não gerem comportamentos de retraimento, cansaço ou estresse, respeitando os limites de tempo e de intensidade sonora previstos pela UTI”, explica a musicoterapeuta.
Profissionais de saúde têm elogiado os efeitos positivos da musicoterapia na UTI Neonatal. “A musicoterapia oferece um meio não invasivo de promover conforto e estimular o desenvolvimento dos recém-nascidos prematuros, agregando ao tratamento oferecido aos bebês internados”, afirma Juliana Colla, enfermeira coordenadora da UTI Neonatal do Hospital da Providência Materno Infantil.